“Hebreus 8” – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
2 ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que também este tivesse o que oferecer.
4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei;
5 os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, quando estava para acabar o tabernáculo; porque, dito ele: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está confirmado em melhores promessas.
7 Porque, se aquele primeiro fosse irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto,
9 não segundo o concerto que fiz com seus pais, No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
11 E não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
13 Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
O capítulo 8 de Hebreus fala sobre Jesus como sumo sacerdote, destacando sua posição nos céus à direita do trono da majestade. Ele é o ministro do verdadeiro tabernáculo, que foi fundado pelo próprio Senhor e não por seres humanos. O capítulo também aborda a função dos sumos sacerdotes, que são constituídos para oferecer dons e sacrifícios. No entanto, se Jesus estivesse na terra, ele não seria um sacerdote, pois ainda existiam sacerdotes que seguiam a lei. Esses sacerdotes serviam como exemplo e sombra das coisas celestiais, de acordo com a divina advertência dada a Moisés quando ele estava construindo o tabernáculo.
Jesus alcançou um ministério ainda mais excelente, sendo mediador de um melhor pacto, que é confirmado por promessas superiores. Se o primeiro pacto fosse perfeito, não seria necessário buscar um segundo. Por isso, o Senhor declara que virão dias em que ele estabelecerá um novo concerto com a casa de Israel e a casa de Judá, diferente do concerto feito com os antepassados quando foram libertos do Egito. Esse novo concerto escreverá as leis de Deus no entendimento e no coração do povo, e todos serão conhecidos pelo Senhor, desde o menor até o maior. O Senhor será misericordioso com suas iniquidades e não se lembrará mais de seus pecados e transgressões.
O capítulo termina afirmando que o novo concerto tornou o primeiro obsoleto e perto de desaparecer. Isso significa que o antigo pacto, com seus rituais e sacrifícios, foi substituído pelo novo concerto estabelecido por Jesus Cristo.
Perguntas frequentes
O que significa ser um sumo sacerdote?
O sumo sacerdote era a autoridade máxima no antigo sistema religioso judaico. Ele tinha a responsabilidade de oferecer sacrifícios pelos pecados do povo e servia como mediador entre Deus e os seres humanos.
Por que Jesus é considerado um sumo sacerdote superior?
Jesus é considerado um sumo sacerdote superior porque ele não ofereceu sacrifícios de animais, como os sumos sacerdotes do antigo pacto. Em vez disso, ele ofereceu a si mesmo como um sacrifício perfeito e eterno pelo perdão dos pecados de toda a humanidade.
O que significa o novo concerto mencionado neste capítulo?
O novo concerto mencionado neste capítulo se refere à nova aliança estabelecida por Jesus Cristo. Essa aliança é baseada na graça, no sacrifício de Jesus na cruz e na possibilidade de receber o perdão dos pecados através da fé nele.
Conclusão
O capítulo 8 de Hebreus destaca a superioridade de Jesus como sumo sacerdote e o estabelecimento de um novo concerto através do sacrifício de sua vida. Jesus não só é o mediador entre Deus e os seres humanos, mas também trouxe um pacto superior, baseado em melhores promessas e na graça divina. Através desse novo concerto, temos a oportunidade de receber o perdão dos pecados e nos achegar a Deus de forma plena. Que possamos valorizar e viver de acordo com esse novo concerto estabelecido por Jesus Cristo. Amém.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.