Isaías 13

Isaías 13 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Oração de Isaías, filho de Amós, a respeito de Babilônia.

2 Alçai uma bandeira sobre o cume de um monte; exaltai a voz para eles; acenai com a mão, para que entrem pelas portas dos nobres.

3 Eu dei ordens aos meus consagrados; também chamei os meus poderosos para executarem a minha ira, os que se alegram com a minha majestade.

4 Eis que já são uma multidão nas montanhas dos medianitas, semelhante ao bramido pelejador.

5 Vêm de uma terra remota, desde o fim dos céus: o Senhor e os instrumentos da sua indignação, para destruir toda esta terra.

6 Uivai, porque o dia do Senhor está perto; como assolação do Todo-Poderoso virá.

7 Portanto, todas as mãos se debilitarão, e se derreterá o coração de todos os homens.

8 E ficarão desolados; angústias e dores se apoderarão deles, terão dores como as de uma mulher que está de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes.

9 Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.

10 Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.

11 E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.

12 Farei que o homem seja mais precioso que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.

13 Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa da ira do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.

14 E cada um será como a gazela que foge, e como a ovelha que ninguém recolhe; cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para a sua terra.

15 Todo o que for achado será traspassado; e todo o que se unir a ele cairá à espada.

16 E as suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos; as suas casas serão saqueadas, e as suas mulheres violadas.

17 Eis que eu despertarei contra eles os medos, que não farão caso da prata, nem tampouco desejarão ouro.

18 E os seus arcos iluminarão aos jovens de tal maneira que não terão piedade do fruto do ventre, os seus olhos não pouparão aos filhos.

19 E Babilônia, o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus, será como a Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou.

20 Nunca mais será habitada, nem nela se morará de geração em geração; nem o árabe armará ali a sua tenda, nem os pastores ali farão deitar os seus rebanhos.

21 Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de animais horrendos; e ali habitarão os avestruzes, e os sátiros pularão ali.

22 As hienas uivarão nos seus castelos, e os chacais nos seus palácios de prazer; e está próximo o seu tempo certo, e os seus dias não se prolongarão.

Perguntas frequentes:

1) Qual é o tema principal do capítulo 13 de Isaías?

O tema principal do capítulo 13 de Isaías é a profecia de destruição sobre a Babilônia.

2) Qual será o destino da Babilônia?

A Babilônia será desolada e sua glória será reduzida a cinzas. Nunca mais será habitada e nem terá qualquer tipo de prosperidade.

3) Quais serão as consequências para os pecadores?

Os pecadores serão visitados com maldade e iniquidade, enfrentando a ira do Senhor, e sua arrogância será cessada, assim como a soberba dos tiranos.

Conclusão

O capítulo 13 de Isaías traz uma profecia assombrosa sobre a destruição iminente da Babilônia, revelando o juízo de Deus sobre os pecadores e a garantia de que suas ações não passarão impunes. Através dessa profecia, é possível compreender a justiça divina e a certeza de que cada um será responsabilizado por suas escolhas. Devemos refletir sobre a mensagem desse capítulo e buscar a Deus em arrependimento, rejeitando a arrogância e buscando viver uma vida de retidão perante Ele.

Deixe um comentário