Isaías 22

Isaías 22 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Peso do vale da visão. Que tens agora, pois, que todos os teus são subidos aos telhados?

2 Tu, ó que estás cheio de clamor, cidade turbulenta, cidade alegre! Teus mortos não foram mortos à espada, nem morreram na guerra.

3 Todos os teus príncipes fugiram juntamente, andam presos pelos arqueiros; todos os que entre ti se acharem serão amarrados juntamente, porque, ao longe, fugiram.

4 Portanto, eu disse: Olhai para mim; deixai-me chorar amargamente; não trabalheis por me consolar do assolamento da filha do meu povo.

5 Porque isso é dia de alvoroço, de atropelamento, de confusão, por parte do Senhor Deus dos Exércitos, no vale da visão; de derrubar o muro e de clamar aos montes.

6 Elão tomou a aljava; com carros de homens, e cavaleiros; e Quir descobriu os escudos.

7 E o mais formoso do teu vale encheu-se de carros, e os cavaleiros puseram-se em ordem à porta.

8 E tiraram a coberta de Judá, e olhaste, naquele dia, para as armas da casa do bosque.

9 E vistes as fendas da cidade de Davi, que eram muitas; e ajuntastes as águas do inferior do lago.

10 E contastes as casas de Jerusalém, e derribastes as casas, para fortificar o muro.

11 E fizestes um reservatório entre os dois muros, para as águas do velho lago; mas não olhastes para aquele que fez isto, nem atentastes para aquele que desde a antiguidade o formou.

12 Por isso, chamou o Senhor Deus dos Exércitos, naquele dia, a chorar e a prantear, e a raspar a cabeça e a cingir-se de pano de saco;

13 Pelo que há prazer e alegria, matando-se bois e degolando-se ovelhas, comendo-se carne e bebendo-se vinho, que se diz: Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.

14 E manifestou-se aos meus ouvidos isso da parte do Senhor Deus dos Exércitos: Certamente, este pecado não vos será expiado, até que morrais, diz o Senhor Deus dos Exércitos.

15 Assim diz o Senhor Deus dos Exércitos: Vai, entra a este tesoureiro, a Sebna, o mordomo, e diz-lhe:

16 Que fazes aqui? E quem te deu aqui a haveres, para cavares aqui sepultura? Cavas a tua sepultura nas alturas, e no alto da rocha te lavras um sepulcro.

17 Eis que o Senhor te arrebatará e, entrando, te removerá e te lançará fora para um desprezado, como à bola, num país largo; ali morrerás, e ali estarão os carros da tua glória, ó vergonha da casa do teu senhor.

18 E te lançarei fora da tua posição, e te arrancarei do teu ofício.

19 E acontecerá, naquele dia, que chamarei o meu servo Eliaque, filho de Hilquias,

20 E o vestirei da tua túnica, e o cingirei com o teu cinto, e lhe entregarei o teu domínio, e será como pai para os moradores de Jerusalém e para a casa de Judá.

21 E porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará; fechará e ninguém abrirá.

22 E fixá-lo-ei como a um prego num lugar firme, e será como um trono de honra para a casa de seu pai.

23 E nele pendurarão toda a glória da casa de seu pai, os pendurados e os firmes, todos os vasos pequenos, desde as taças até todos os vasos de música.

24 Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, o prego, fixado num lugar firme, será tirado; e será cortado e cairá, e a carga que nele estava se desprenderá, porque o Senhor falou.

O capítulo 22 de Isaías descreve um cenário de caos e destruição na cidade de Jerusalém. O povo está cheio de clamor e não há paz, pois o Senhor Deus dos Exércitos está agindo no vale da visão. O muro está sendo derrubado e os montes estão clamando. É um momento de sofrimento e angústia para o povo de Judá.

Elão e Quir são mencionados como nações que estão se preparando para a guerra contra Jerusalém. Os príncipes da cidade fogem e são capturados pelos inimigos. Jerusalém está em total desespero, e o profeta Isaías chama o povo a olhar para si mesmo e reconhecer sua situação de assolamento.

Deus se entristece com a situação de seu povo e chama todos à lamentação. No entanto, o povo parece ignorar a gravidade da situação e se entrega a uma vida de prazer e banquetes, sem se importar com as consequências. Deus revela a Isaías que esse pecado não será expiado até que seu povo pague por suas ações.

Perguntas Frequentes sobre Isaías 22

1. Qual é o tema principal do capítulo 22 de Isaías?

O tema principal deste capítulo é o sofrimento e a destruição que aguardam o povo de Jerusalém devido à sua desobediência a Deus.

2. Quais nações são mencionadas neste capítulo?

Elão e Quir são mencionados como nações que estão se preparando para a guerra contra Jerusalém.

3. Por que Deus chama o povo à lamentação?

Deus chama o povo à lamentação para que reconheçam sua situação de assolamento e se arrependam de seus pecados.

Conclusão

O capítulo 22 de Isaías retrata a situação de caos e destruição que espera o povo de Jerusalém devido à sua desobediência a Deus. É um chamado à reflexão e ao arrependimento, para que o povo reconheça seus pecados e busque a Deus. Que possamos aprender com essa mensagem e buscar viver em obediência aos mandamentos de Deus, para evitar sofrimentos semelhantes em nossas vidas.

Deixe um comentário