Isaías 3

Isaías 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Porque eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, vai tirar de Jerusalém e de Judá o sustento e o apoio, todo o sustento de pão e todo o sustento de água.

2 O valente e o homem de guerra, o juiz e o profeta, e o adivinho e o ancião,

3 O capitão de cinquenta e o respeitável, o conselheiro, o prático e o perito em magias e os que tomam partido por dinheiro.

4 E o homem por cuja aparência as pessoas se impressionam e lhe faltam palavras para elogiá-lo, e é tal autoridade que também exerce tirania.

5 E o povo será oprimido pelo seu grande número e humilhado pelos demais homens, cada um pelos demais, e todo homem pelo próximo, e o jovem se levantará contra o ancião e o vil contra o nobre.

6 Quando alguém pegar de seu irmão na casa de seu pai, dizendo: “Tu tens roupa, sê nosso governante e toma sob a tua mão esta ruína”;

7 Naquele dia ele levantará a mão, dizendo: “Não sou médico, nem há pão nem roupa em minha casa; não me faças governante deste povo”.

8 Assim, tomba Jerusalém, e Judá está caída; porque em sua língua e em seus feitos são contra o Senhor, provocando a presença dos seus olhos gloriosos.

9 A aparência de seus rostos testifica contra eles; e fazem como Sodoma, e não encobrem. Ai da alma deles, porque fazem mal a si mesmos!

10 Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas ações.

11 Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque lhe será feito o que as suas mãos fizeram.

O capítulo 3 de Isaías descreve um cenário em que Deus remove os sustentos e apoios de Judá e Jerusalém, incluindo pão e água. Ele anuncia a devastação da nação e aponta todos os tipos de líderes e autoridades que serão retirados ou julgados. Isso inclui valentes, homens de guerra, juízes, profetas, adivinhos e anciãos. Aqueles que são influentes e exercem autoridade, assim como aqueles que se corrompem por dinheiro, também serão confrontados. O povo será oprimido e humilhado de várias maneiras, com divisões entre jovens e idosos, e a quebra da ordem social.

Em meio a isso, há uma cena em que alguém tenta convencer outro a se tornar governante, usando a pobreza e a escassez como formas de persuasão. O indivíduo rejeita a oferta, mostrando que não é médico e não tem o necessário para governar. Isso ilustra como a situação é desesperadora e como não há soluções fáceis para os problemas de Judá e Jerusalém.

No entanto, a culpa também recai sobre o próprio povo. Eles se comportam como Sodoma, uma cidade famosa por sua perversidade, e não conseguem esconder suas más ações. As aparências de seus rostos testificam contra eles, e sua rebelião contra o Senhor desencadeia um julgamento sobre eles. O profeta Isaías adverte sobre as consequências para os justos e os ímpios, com promessas de prosperidade para os justos e de destruição para os ímpios.

Perguntas frequentes sobre Isaías 3:

1. Quem é o autor do livro de Isaías?

O livro de Isaías é tradicionalmente atribuído ao profeta Isaías, que viveu durante o século VIII a.C. Ele foi um dos profetas mais importantes do Antigo Testamento e suas profecias abrangem diversas épocas e temas.

2. Qual é o tema central do livro de Isaías?

O tema central do livro de Isaías é a mensagem de redenção e juízo de Deus para Judá e Jerusalém. O profeta anuncia a vinda do Messias e adverte sobre a consequência do pecado e da idolatria.

3. Como Isaías 3 se relaciona com as outras partes do livro?

No contexto do livro de Isaías, o capítulo 3 serve como uma continuação do discurso de juízo contra as nações e líderes corruptos. Ele prepara o palco para as profecias que virão, destacando a necessidade de arrependimento e advertindo sobre as consequências da desobediência.

Conclusão

O capítulo 3 de Isaías apresenta um quadro sombrio da situação em Judá e Jerusalém, onde Deus remove os sustentos e apoios da nação e confronta os líderes corruptos. O povo é oprimido e humilhado, e a rebelião contra Deus traz consequências terríveis. No entanto, há promessa de bênçãos para os justos e de julgamento para os ímpios. O capítulo serve como um aviso para o arrependimento e uma chamada para a fidelidade a Deus.

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