Isaías 61

Isaías 61 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;

2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

3 a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado.

4 E eles edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

5 E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.

6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.

7 Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro e terão perpétua alegria.

8 Porque eu, o SENHOR, amo o juízo e odeio a iniqüidade; por isso, darei fielmente a sua recompensa e farei uma aliança eterna com eles.

9 E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.

10 Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.

11 Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.

O capítulo 61 do livro de Isaías apresenta uma mensagem de esperança e restauração. Nele, o profeta declara que o Espírito do Senhor está sobre ele, pois foi ungido para pregar boas-novas aos mansos, restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos e abrir a prisão aos presos. O capítulo também fala sobre consolar os tristes, trazer a glória em vez de cinzas e o óleo de gozo em vez de tristeza.

Isaías 61 enfatiza a restauração física e espiritual que Deus promete ao Seu povo. Ele diz que os lugares assolados serão edificados, os destruídos serão restaurados e as cidades assoladas serão renovadas. Deus também promete cuidar do rebanho e conceder bênçãos abundantes aos Seus servos, que serão chamados de sacerdotes do Senhor e ministros de Deus.

O capítulo termina com uma declaração sobre a alegria e o louvor que serão manifestados entre as nações por causa da justiça divina. Assim como a terra produz renovo e o jardim faz brotar o que é semeado, Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.

Perguntas Frequentes

1. Quem é o autor do livro de Isaías?

O livro de Isaías foi escrito pelo profeta Isaías.

2. Qual é a mensagem principal do capítulo 61?

A mensagem principal do capítulo 61 é de esperança, restauração e consolo para o povo de Deus.

3. O que significa ser chamado de “árvores de justiça”?

Isaías usa essa metáfora para descrever os que são justos diante de Deus, aqueles que foram restaurados por Ele. Essas pessoas são comparadas a árvores que produzem frutos de justiça.

Conclusão

O capítulo 61 de Isaías nos ensina sobre a promessa de restauração e esperança que Deus tem para o Seu povo. Ele nos mostra que Deus está disposto a transformar as cinzas em glória, o luto em alegria e a tristeza em louvor. Através do Espírito Santo, somos capacitados a proclamar essa mensagem de esperança aos mansos, restaurar os contritos de coração e proclamar liberdade aos cativos. Que possamos nos alegrar no Senhor e ser instrumentos de Sua justiça e louvor perante todas as nações.

Deixe um comentário