Jeremias 19

Jeremias 19 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Assim disse o SENHOR: Vai, e compra uma botija de barro de um oleiro, e leva contigo alguns dos anciãos do povo, e alguns dos anciãos dos sacerdotes;

2 E sai ao vale do filho de Hinom, que está junto à entrada da porta do forno dos oleiros, e proclama ali as palavras que eu te disser;

3 E dirás: Ouvi a palavra do SENHOR, ó reis de Judá e moradores de Jerusalém. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei um mal sobre este lugar, do qual quem quer que ouvir lhe ficarão retinindo os ouvidos;

4 Porquanto me deixaram, e profanaram este lugar, e queimaram incenso nele a outros deuses que nunca conheceram, nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes;

5 E edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos pelo fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes mandei, nem falei, nem me passou pelo pensamento;

6 Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que este lugar não se chamará mais Tofete nem vale do filho de Hinom, mas peráclito;

7 E dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e fá-los-ei cair à espada diante de seus inimigos e pela mão dos que procuram a sua vida; e darei os seus cadáveres para pasto às aves do céu e aos animais da terra.

8 E farei esta cidade espanto e assobio; todo aquele que passar por ela se espantará e assobiará sobre todas as suas pragas.

9 E a alimentarei com as carnes de seus filhos e com as carnes de suas filhas, e cada um comerá a carne de seu amigo, no cerco e no aperto com que os apertarão os seus inimigos e os que procuram a sua vida.

10 Então quebrarás a botija à vista dos homens que contigo houverem ido lá;

11 E lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Assim quebrarei a este povo e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode tornar a refazer-se; e nos sepultarão em Tofete, por não haver outro lugar para os sepultar;

12 Assim farei a este lugar, diz o SENHOR, e aos seus moradores, e tornarei esta cidade semelhante a Tofete;

13 E as casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá serão imundas como o lugar de Tofete, sim, todas as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.

14 E veio Jeremias de Tofete, para onde o SENHOR o enviara a profetizar; e pôs-se no átrio da Casa do SENHOR, e disse a todo o povo:

15 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade e sobre todas as suas vilas todo o mal que falei contra ela; porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.

O capítulo 19 de Jeremias traz uma mensagem do Senhor para o povo de Judá. Deus instrui Jeremias a comprar uma botija de barro e ir ao vale do filho de Hinom, próximo à porta do forno dos oleiros. Lá, ele deveria proclamar as palavras que o Senhor disse. Nessa mensagem, Deus anuncia que trará um mal sobre aquele lugar por causa da idolatria do povo. Eles se afastaram do Senhor, queimaram incenso a outros deuses e até mesmo sacrificaram seus filhos em holocausto a Baal. Por conta disso, Deus traria destruição sobre eles, fazendo com que sua cidade se tornasse um local de assobio e espanto, e seus corpos seriam entregues para serem devorados por aves e animais.

Essa mensagem de Jeremias mostra o desagrado de Deus com as práticas idolátricas e injustiças cometidas pelo povo de Judá. Eles abandonaram o verdadeiro Deus e seguiram outros deuses, que nem eles nem seus pais haviam conhecido. A construção dos altares de Baal e os sacrifícios de crianças eram práticas abomináveis aos olhos do Senhor, e Ele anunciou a vinda de dias de juízo sobre o povo.

Jeremias cumpre a missão que Deus lhe deu e proclama essa mensagem pública no átrio da Casa do Senhor. Ele reforça que toda a cidade e suas vilas sofrerão o mal anunciado por causa da obstinação do povo em não ouvir as palavras de Deus. Eles se recusaram a se arrepender e retornar ao Senhor.

Perguntas Frequentes sobre Jeremias 19:

1. Quem era Jeremias?

Jeremias era um profeta de Deus que viveu durante o período do reino de Judá. Ele foi chamado para transmitir a mensagem do Senhor ao povo, alertando sobre a destruição que viria por conta dos pecados do povo.

2. Qual foi o pecado do povo de Judá mencionado em Jeremias 19?

O pecado principal mencionado em Jeremias 19 foi a idolatria. O povo de Judá abandonou o verdadeiro Deus e adorou outros deuses, incluindo Baal. Além disso, eles sacrificaram seus filhos em holocausto a Baal, prática abominável aos olhos do Senhor.

3. O que aconteceu com o povo de Judá depois da mensagem de Jeremias?

O povo de Judá não se arrependeu de seus pecados e continuou a se rebelar contra Deus. Como consequência, eles enfrentaram a invasão do exército babilônico e foram levados em cativeiro para a Babilônia.

Conclusão

O capítulo 19 de Jeremias nos mostra como Deus reage quando seu povo se afasta Dele e adora outros deuses. Ele não tolera a idolatria e a injustiça, e anuncia juízo sobre aqueles que persistem em seus pecados. A mensagem transmitida por Jeremias serve como um alerta para nós hoje, para que não sigamos o caminho da idolatria e nos afastemos do Senhor. Devemos permanecer fiéis a Ele e ao Seu mandamento de amar e servir somente a Ele.

Deixe um comentário