Jeremias 21

Jeremias 21 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A palavra que veio a Jeremias, da parte do SENHOR, quando o rei Zedequias lhe enviou a Pasur, filho de Malquias, e ao sacerdote Sofonias, filho de Maaséias, dizendo:

2 Consulta, agora, por nós, ao SENHOR, porque Nabucodonosor, rei de babilônia, peleja contra nós; se assim for, quem sabe, o SENHOR, o nosso Deus, trate conosco segundo todas as suas maravilhas, para que ele se retire de nós.

3 Disse-me, então, Jeremias: Assim dirás a Zedequias:

4 Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que virarei contra vós as armas de guerra, que estão nas vossas mãos, com que estais pelejando contra o rei de babilônia e contra os caldeus, que vos têm cercado do lado de fora dos muros, e ajuntá-los-ei no meio desta cidade.

5 E eu pelejarei contra vós com mão estendida, e com braço forte, até acabar com vós.

6 E ferirei os habitantes desta cidade, assim os homens como os animais; de grande mortandade morrerão.

7 E depois disto, diz o SENHOR, entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo, e os que nesta cidade restarem da pestilência, da espada e da fome, nas mãos de Nabucodonosor, rei de babilônia, nas mãos dos seus inimigos, e nas mãos dos que buscam a sua vida; e feri-los-á ao fio da espada; não os poupará nem se compadecerá, nem terá misericórdia.

8 Também a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.

9 O que ficar nesta cidade morrerá à espada, e de fome, e de peste, mas o que sair, e se render aos caldeus, que vos têm cercado, viverá, e escapará da morte; ficar-se-á tua vida por despojo.

10 Porque pus o meu rosto contra esta cidade para mal, e não para bem, diz o SENHOR; ela será entregue na mão do rei de babilônia, o qual a queimará a fogo.

O capítulo 21 de Jeremias traz a palavra do SENHOR para o rei Zedequias. Nesse trecho, Zedequias envia Pasur, filho de Malquias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaséias, para consultar a Deus sobre a batalha contra Nabucodonosor, rei da Babilônia. Jeremias traz a resposta de Deus, informando que Ele viraria as armas de guerra contra Zedequias e seu povo, e que pelejaria contra eles com mão estendida e braço forte. A cidade seria morta e entregue nas mãos de Nabucodonosor, sem misericórdia.

Nesse contexto, Deus oferece ao povo de Jerusalém dois caminhos: o da vida e o da morte. Ele diz que aqueles que permanecerem na cidade morrerão de espada, fome e peste, enquanto os que se renderem aos caldeus escaparão da morte. Portanto, a vida daqueles que se renderem será preservada.

Essa mensagem traz um alerta sobre as consequências das ações do povo de Jerusalém. Seu pecado e rebelião contra Deus os levariam à destruição e ao jugo de Nabucodonosor. No entanto, Deus também oferece uma esperança de salvação para aqueles que estiverem dispostos a se render e buscar a sua proteção.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 21:

1. Por que Deus viraria as armas de guerra contra Zedequias?

Dios viraria las armas de guerra contra Zedequias porque ele e seu povo estavam combatendo contra o rei da Babilônia, indo contra a vontade de Deus.

2. Por que Deus oferece um caminho de vida e morte?

Deus oferece um caminho de vida e morte para que o povo possa escolher entre se render aos caldeus e preservar suas vidas, ou permanecer na cidade e enfrentar a morte.

3. Qual era a esperança de salvação oferecida por Deus?

A esperança de salvação oferecida por Deus era que aqueles que se rendessem aos caldeus escapariam da morte e teriam suas vidas preservadas.

Conclusão

O capítulo 21 de Jeremias traz uma mensagem de advertência e esperança aos habitantes de Jerusalém. Deus alerta sobre as consequências das ações do povo, que resultariam na destruição da cidade e no jugo de Nabucodonosor. No entanto, Ele oferece uma oportunidade de salvação para aqueles que estiverem dispostos a se render e buscar a proteção de Deus. Essa passagem nos lembra da importância de obedecer à vontade de Deus e das consequências que podem surgir quando estamos em desobediência. Também nos mostra que, mesmo em tempos de julgamento, Deus ainda oferece um caminho de vida e esperança para aqueles que se voltam para Ele.

Deixe um comentário