Jeremias 24

Jeremias 24 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Fez-me o Senhor ver, e eis que estavam dois cestos de figos postos diante do templo do Senhor, depois que Nabucodonosor, rei de babilônia, levou em cativeiro Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, como também os príncipes de Judá, e os carpinteiros, e os ferreiros de Jerusalém, e os levou a babilônia.

2 Um cesto tinha figos mui bons, como os figos temporãos, mas o outro cesto tinha figos mui ruins, que se não podiam comer, de ruins que eram.

3 E perguntou-me o Senhor: Que vês tu , Jeremias? E eu respondi: Figos; os figos bons mui bons, e os ruins mui ruins, que de ruins que são não se podem comer.

4 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

5 Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim conhecerei os do cativeiro de Judá, os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem.

6 E porei os meus olhos sobre eles para seu bem, e os tornarei a trazer a esta terra, e edificá-los-ei, e não os derrubarei; e plantá-los-ei e não os arrancarei.

7 E dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração.

8 E como aos figos ruins, que se não podem comer, de ruins que são, assim diz o Senhor: Assim entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o resto de Jerusalém, os que ficaram nesta terra, e os que habitam na terra do Egito.

9 E farei deles objeto de espanto, de mal a todas as famílias da terra; e desprezados serão, e objeto de refrão, de injúria e de maldição, em todas as nações para onde os tiver lançado.

10 E enviarei entre eles a espada , a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei a eles e a seus pais.

O capítulo 24 do livro de Jeremias traz uma mensagem profética através de uma visão que o Senhor deu ao profeta Jeremias. Na visão, Jeremias viu dois cestos de figos colocados diante do templo do Senhor. Um cesto continha figos muito bons, enquanto o outro continha figos muito ruins, que eram impossíveis de serem consumidos.

Quando Jeremias descreveu a visão ao Senhor, o Senhor explicou o significado dos cestos de figos. Os figos bons representavam os exilados de Judá que foram levados para a Babilônia como cativeiros, enquanto os figos ruins representavam o rei Zedequias, seus príncipes, os habitantes de Jerusalém e aqueles que permaneceram na terra do Egito.

O Senhor prometeu que traria o cativeiro de Judá de volta à terra, que os edificaria e os tornaria a plantar. Ele também prometeu dar a eles um coração para conhecê-Lo como o Senhor, e seriam Seu povo, e Ele seria o Deus deles. No entanto, aqueles que foram representados pelos figos ruins, seriam entregues nas mãos de seus inimigos e sofreriam muitos males.

Perguntas Frequentes sobre Jeremias 24

1. O que representam os cestos de figos na visão de Jeremias?

Os cestos de figos representam os exilados de Judá (figos bons) e o rei Zedequias, seus príncipes, os habitantes de Jerusalém e aqueles que permaneceram no Egito (figos ruins).

2. O que o Senhor promete fazer com os figos bons?

O Senhor promete trazer o cativeiro de Judá de volta à terra, edificá-los, plantá-los, dar-lhes um coração para conhecê-Lo e serem Seu povo.

3. O que acontecerá com os figos ruins?

Os figos ruins seriam entregues nas mãos de seus inimigos e sofreriam muitos males, sendo desprezados e objeto de espanto e maldição em todas as nações.

Conclusão

O capítulo 24 de Jeremias nos mostra a importância de reconhecermos e acolhermos a palavra de Deus em nossas vidas. Assim como os figos bons representam aqueles que são fiéis ao Senhor e desfrutam de Sua bênção e restauração, os figos ruins retratam aqueles que rejeitam a Deus e enfrentam as consequências de suas ações.

Deus deseja que Seu povo O conheça e volte seu coração completamente para Ele. Ele está disposto a nos edificar, plantar e nos abençoar abundantemente. No entanto, também está sobre nós a responsabilidade de escolhermos buscar a Deus e permanecermos fiéis a Ele.

Que possamos aprender com essa visão de Jeremias e sermos como os figos bons, desfrutando da comunhão com Deus e vivendo de acordo com os Seus propósitos e vontade para nossas vidas. Que não sejamos como os figos ruins, que enfrentam a dureza do exílio e a disciplina de Deus devido à sua infidelidade.

Deixe um comentário