Jeremias 27

Jeremias 27 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 No princípio do reinado de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra ao profeta Jeremias da parte do SENHOR, dizendo:

2 Assim me disse o SENHOR: Faze para ti ataduras e jugos, e põe-tos sobre o pescoço;

3 E envia-os ao rei de Edom, e ao rei de Moabe, e ao rei dos filhos de Amom, e ao rei de Tiro, e ao rei de Sidom, pela mão dos mensageiros que vêm a Jerusalém, a Zedequias, rei de Judá.

4 E dá-lhes ordens para seus senhores, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Assim dirás vós aos vossos senhores:

5 Eu é que fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder e com o meu braço estendido; e a dou a quem é reto aos meus olhos.

6 E agora eu entreguei todas estas terras nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo, e ainda até os animais do campo lhe dei para que o sirvam.

7 E todas as nações servirão a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, até que venha o tempo também da sua própria terra; e muitas nações e grandes reis se servirão dele.

8 E será que, havendo qualquer nação e reino que não sirva o mesmo Nabucodonosor, rei de Babilônia, e que não ponha o seu pescoço debaixo do jugo do rei de Babilônia, castigá-la-ei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que a acabe com a sua mão.

9 E vós não deis ouvidos aos vossos profetas, nem aos vossos adivinhos, nem aos vossos sonhos, nem aos vossos agoureiros, nem aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis o rei de Babilônia.

10 Porque vos profetizam falsamente para que vos aparteis da vossa terra, e para que eu vos lance fora dela, e pereçais.

11 Mas a nação que puser o seu pescoço debaixo do jugo do rei de Babilônia, e o servir, eu a deixarei ficar na sua terra, diz o SENHOR, e lavrar nela, e habitá-la.

12 Falei também a Zedequias, rei de Judá, conforme todas estas palavras, dizendo: Ponde os vossos pescoços debaixo do jugo do rei de Babilônia, e servi-o, nem vós, nem o vosso povo, e vivei.

13 Por que morrerias tu e o teu povo à espada, e de fome, e de peste, como o SENHOR tem dito daquela nação que não servir o rei de Babilônia?

14 Não deis ouvidos, pois, às palavras dos profetas, que vos falam, dizendo: Não servireis ao rei de Babilônia; porque vos profetizam mentiras.

15 Porque não os enviei, diz o SENHOR, mas eles profetizam falsamente em meu nome, para que eu vos lance fora, e pereçais, vós e os profetas que vos profetizam.

16 Também falei aos sacerdotes e a todo este povo, dizendo: Assim diz o SENHOR: Não deis ouvidos às palavras dos vossos profetas, que vos profetizam, dizendo: Eis que os utensílios da casa do SENHOR em breve serão trazidos outra vez de Babilônia; porque vos profetizam mentiras.

17 Não os ouçais; servi ao rei de Babilônia e vivereis. Por que se tornaria esta cidade em assolação?

18 Porque, se são profetas, e se está com eles a palavra do SENHOR, peço-vos que façam agora subir a oração deles por esta cidade, e pela casa desta, para que se converta; porque agora o SENHOR a enviou para mal, e fê-la vir a um estado como hoje se vê.

19 E agora Jeremias, o profeta, disse a Hananias, o profeta: Ouve agora, Hananias: O SENHOR não te enviou, e tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.

20 Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei da face da terra; este ano morrerás, porque pregaste rebelião contra o SENHOR.

21 E Hananias, o profeta, morreu no mesmo ano, no sétimo mês.

O capítulo 27 do livro de Jeremias é uma mensagem profética de Deus por meio do profeta Jeremias ao rei de Judá, Jeoiaquim, e às nações vizinhas. Nesse capítulo, Deus instrui Jeremias a fazer ataduras e jugos e enviá-los aos reis de Edom, Moabe, Amom, Tiro e Sidom, por meio dos mensageiros que vêm a Jerusalém. Essa ação simbólica representa a sujeição dessas nações ao rei Nabucodonosor, de Babilônia, a quem Deus entregou o poder e domínio. Deus adverte que todas as nações devem se submeter ao jugo de Babilônia ou enfrentarão a espada, a fome e a peste.

Esse capítulo também aborda a questão das falsas profecias que são proferidas pelos profetas, adivinhos, sonhadores, agoureiros e encantadores, que enganam o povo de Judá ao dizerem que não servirão ao rei de Babilônia. Deus deixa claro que essas profecias são mentiras e que aqueles que as proferem não foram enviados por Ele. Deus orienta o povo a não dar ouvidos a essas falsas profecias, mas a se submeterem ao rei de Babilônia para que possam viver em suas terras.

Algumas perguntas frequentes sobre o capítulo 27 de Jeremias são:

Perguntas Frequentes

1. Por que Deus instruiu Jeremias a fazer ataduras e jugos?

Deus instruiu Jeremias a fazer ataduras e jugos como uma ação simbólica para representar a sujeição das nações vizinhas ao rei de Babilônia, Nabucodonosor. Essa ação mostra que todos devem se submeter ao jugo de Babilônia ou enfrentarão consequências como a espada, a fome e a peste.

2. Por que Deus adverte sobre as falsas profecias?

Deus adverte sobre as falsas profecias para proteger o povo de Judá de ser enganado e levado ao erro. Ele deixa claro que essas profecias são mentiras e que aqueles que as proferem não foram enviados por Ele. É um alerta para que o povo fique atento e não se desvie do caminho que Deus estabeleceu.

3. Qual é a mensagem principal do capítulo 27 de Jeremias?

A mensagem principal do capítulo 27 de Jeremias é a necessidade de se submeter ao poder e domínio do rei de Babilônia, Nabucodonosor. Deus entregou a ele o poder sobre todas as nações, e aqueles que se rebelarem enfrentarão consequências graves. A mensagem também destaca a importância de discernir as falsas profecias e não dar ouvidos àqueles que as proferem.

Conclusão

O capítulo 27 de Jeremias traz uma mensagem poderosa sobre a soberania de Deus e a importância de se submeter ao seu plano. Ele nos lembra que nem sempre compreenderemos completamente os caminhos de Deus, mas devemos confiar nele em meio às dificuldades. Além disso, nos alerta sobre o perigo das falsas profecias e nos orienta a discernir as vozes que ouvimos. Devemos buscar a sabedoria e a orientação de Deus em todas as situações e confiar que Ele tem o controle de tudo.

Deixe um comentário