Jeremias 3

Jeremias 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Dizem eles: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará mais a ela? Não se poluiria de todo aquela terra? Ora, tu, prostituis-te com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.

2 Levanta os teus olhos aos altos, e vê; onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; e poluíste a terra com as tuas devassidões e com a tua malícia.

3 Por isso retiveram as chuvas, e não houve chuva serôdia; contudo tens a fronte de uma prostituta, não quiseste ter vergonha.

4 Logo, agora, não me chamarás: Pai meu; tu, que és o guia da minha mocidade?

5 O que fará ainda ao levantar o caminho para tornar a ti, ó Jerusalém, que te corrompeu de todo?

6 Porque até nos sobre os outeiros altos descobriste a tua impudicícia; ali te foste a prostituir.

7 Por isso a chuva foi retida, e não houve chuva serôdia; contudo tens a fronte de uma prostituta; não quiseste ter vergonha.

8 Por isto também fizeste uma coisa feroz; por causa de tudo isto te retirou a prostituta, e não quiseste tornar para mim; eis que eu estenderei a minha mão sobre ti, e diminuirei a porção do teu pão; e te darei as almas dos teus filhos para que elas sejam destruídas, pela fome, e pela espada.

9 Porque a tua malícia é grande, em verdade te tenho feito isso.

10 Eis, pois, os gritos dos pastores, e o seu lamento dos principais de Israel, porque a sua terra foi assolada pelos seus pastores, as suas tendas destruídas por causa da violência do opressor.

11 Porque assim diz o SENHOR: Toda a terra ficará assolada; mas eu não a consumirei de todo.

12 Por isso os desembarazados da espada serão da terra do norte, e trarei a congregação de Israel da terra do lado do meio-dia, e com eles os cegos e os coxos, as mulheres grávidas e as de parto juntamente; em grande congregação voltarão para aqui.

13 Em pranto virão, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

14 Ouve a palavra do SENHOR, ó nações, e anuncia-a nas ilhas longínquas, e dize: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.

15 Porque o SENHOR resgatou a Jacó, e o livrou da mão do mais forte do que ele.

16 E virão, e exultarão na altura de Sião, e correrão aos bens do SENHOR, pelo trigo, e pelo mosto, e pelo azeite, e pelos filhos das ovelhas e das vacas; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes.

17 Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.

18 E fartarei a alma dos sacerdotes de gordura, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o SENHOR.

19 Assim diz o SENHOR: Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da afeição da tua mocidade, e do amor dos teus desposórios, de quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.

20 Sagrado era Israel ao SENHOR, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.

21 Ouviste a voz dos que choram nas alturas, dizendo: Ah! Estamos despojados! Ficamos envergonhados, pois abandonamos a terra; afrouzaram-se as nossas moradas.

22 Porém ouvi a voz das mulheres que choram em Sião, e dizem: Ah! Estamos despojados; certamente nos grandemente confundidas! Porque deixamos a terra, porquanto derruíram as nossas moradas.

23 O ferirás da pena do seu palavreado, e não o perdoarás.

24 Esconde-te em Gileade, monta, ó virgem filha do Egito; em vão multiplicarás os remédios; não há cura para ti.

25 Ouvimos a fama dela; as suas mãos descaem; angústia se apoderou de nós, e dores como as da mulher que está de parto.

26 Não saias da cidade, e não vás pelo campo, porque eu trarei sobre o meu povo o mal e a sua maldade, diz o SENHOR.

Perguntas frequentes:

1. Qual é a mensagem principal do capítulo de Jeremias 3?

A mensagem principal do capítulo de Jeremias 3 é o chamado de Deus para que Jerusalém se arrependa de sua prostituição espiritual e volte para Ele. Deus está assegurando que mesmo diante de tanta infidelidade, Ele ainda está disposto a perdoar e restaurar o relacionamento com Seu povo.

2. Qual é o significado da prostituição mencionada no capítulo?

A prostituição mencionada no capítulo de Jeremias 3 simboliza a infidelidade espiritual de Jerusalém e seu abandono dos mandamentos de Deus. Assim como uma mulher que se prostitui com vários amantes, Jerusalém se afastou de Deus para buscar a adoração de outros deuses e se envolveu em práticas ímpias.

3. Qual é a promessa de restauração de Deus para Jerusalém?

A promessa de Deus para Jerusalém é que, mesmo após todo o seu pecado e rebeldia, Ele a trará de volta à terra e a restaurará. Ele irá guiá-los à água, protegê-los e trazer alegria e prosperidade novamente para o povo escolhido.

Conclusão

O capítulo de Jeremias 3 nos mostra a paciência de Deus diante da infidelidade do Seu povo. Apesar da prostituição espiritual de Jerusalém, o Senhor ainda oferece oportunidade de arrependimento e restauração. Ele deseja que Seu povo retorne a Ele e se afaste da idolatria e da injustiça.

Podemos aprender com esse capítulo que, mesmo quando nos afastamos de Deus e cometemos erros, Ele sempre estará disposto a nos perdoar e nos receber de volta. A mensagem de Jeremias 3 é um lembrete para permanecermos fiéis a Deus e buscar Sua vontade em todas as áreas de nossas vidas.

Que possamos reconhecer a bondade e a misericórdia de Deus, e que este capítulo nos incentive a buscar um relacionamento verdadeiro e íntimo com Ele.

Deixe um comentário