Jeremias 31

Jeremias 31 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo.

2 Assim diz o SENHOR: O povo que escapou da espada achou graça no deserto; Israel mesmo, quando eu o fizer caminhar quieto.

3 O SENHOR a apareceu antigamente, dizendo: Eu te amei com amor eterno; por isso, com benignidade te atraí.

4 Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamborins, e sairás nas danças dos que se alegram.

5 Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores plantarão, e comerão o seu fruto.

6 Porque há um dia em que gritarão os guardas, na montanha de Efraim: Levantai-vos, subamos a Sião, ao SENHOR, nosso Deus.

7 Porque assim diz o SENHOR: Cantai com alegria em favor de Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; fazei ouvir, louvai e dizei: Salva, SENHOR, o teu povo, o resto de Israel.

8 Eis que os trarei da terra do norte, e os congregarei das extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, grávidas e as de parto juntamente; em grande congregação volverão para aqui.

9 Irão com choro, mas eu os levarei com alegria; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

10 Ouvi a palavra do SENHOR, ó nações, e fazei-o saber nas ilhas de longe, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o ajuntará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.

11 Porque o SENHOR resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele.

12 E virão, e exultarão no alto de Sião, e correrão aos bens do SENHOR, ao trigo, e ao vinho, e ao azeite, e às crias das ovelhas e das vacas; e a sua vida será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes.

13 Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.

14 E fartarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o SENHOR.

15 Assim diz o SENHOR: Voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada porque já não existem.

16 Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR, pois voltarão da terra do inimigo.

17 Por isso há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, pois teus filhos voltarão para os seus termos.

18 Tenho certamente ouvido Efraim lamentar-se: Castigaste-me, e fui castigado como um novilho ainda não domado; converte-me, e seres convertido, porque tu és o SENHOR, meu Deus.

19 Sua juventude não te esquecerá, nem a sua noiva se apartará de ti.

20 E acontecerá, no fim dos sete anos, que buscarão os filhos de Israel ao SENHOR seu Deus.

21 Perguntarão pelo caminho de Sião, pois para lá se voltarão dizendo: Vinde, e uni-vos ao SENHOR, numa aliança eterna que não será esquecida.

22 Perdido foi, sim, o meu povo; as suas criancinhas foram entregues nas mãos do inimigo.

23 Deixa, ó jovem, o teu choro e as lágrimas dariam lugar à consolação; porque eu recompensarei de todo a tua obra, diz o SENHOR.

24 E haverá esperança para o teu futuro, diz o SENHOR; pois teus filhos tornarão para os seus termos.

25 Ouvi como Esseus se lamenta, e foi ouvido nas lamentações dos seus filhos, e dizia: Ensinai vossas filhas a lamentação; e cada uma a sua companheira, dizendo:

26 Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças de rua, e os jovens das praças.

27 Fala assim o SENHOR: Os corpos dos homens mortos jazerão como esterco sobre a face do campo, e como gavela atrás do segador, e ninguém os recolherá.

28 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,

29 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

30 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.

31 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.

32 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

33 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

34 Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

35 Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim eternamente.

36 Assim diz o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá embaixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR.

37 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que a cidade será edificada ao SENHOR, desde a torre de Hananel até à porta da esquina.

38 E este cordel estenderá para diante dele o príncipe, de um e de outro lado; e seguirão a correr diante do monte das Oliveiras, e os sepulcros se ajuntarão com os seus sepulcros.

39 E descerá o príncipe do cimo destes sepulcros de Davi, que está acima, e se entrará pelos quartos e se levantará.

40 E os que saíram da cidade dele edificarão a cidade ao SENHOR.

O capítulo 31 de Jeremias é uma promessa de esperança e restauração para o povo de Israel. Deus afirma que será o Deus de todas as famílias de Israel e que eles serão Seu povo. Ele mostra que os que escaparam da espada encontrarão graça e andarão em paz. Deus declara Seu amor eterno pelo povo de Israel e os atrai com benignidade.

Deus promete reconstruir e adornar Israel, trazendo alegria e celebrando com danças e música. Ele promete plantar vinhas nos montes de Samaria e permitir que o povo desfrute dos frutos do seu trabalho. Haverá um chamado para subir a Sião e adorar o Senhor, e Deus garantirá a salvação para o Seu povo. Ele reunirá Israel das extremidades da terra, incluindo os cegos, aleijados, grávidas e as de parto.

Deus consolará o Seu povo, transformando o pranto em gozo e dando alegria em lugar de tristeza. Os sacerdotes serão fartados com gordura e o povo se fartará dos bens do Senhor. Raquel chora pelos seus filhos perdidos, mas o Senhor promete recompensa para o trabalho e esperança para o futuro. Efraim lamenta-se pelo castigo recebido, mas Deus diz que não esquecerá a sua juventude e que sua noiva nunca se apartará dele.

Perguntas Frequentes:

1. Qual é a promessa de Deus para o povo de Israel?

Deus promete ser o Deus de todas as famílias de Israel e eles serão o Seu povo. Ele promete reconstruir e adornar Israel, trazendo alegria e celebrando com danças e música. Ele trará o povo de volta à terra e os guiará aos ribeiros de águas.

2. Como Deus transformará o pranto em gozo?

Deus promete consolar o Seu povo, transformando o pranto em gozo. Ele dará alegria em lugar de tristeza e fartará a alma dos sacerdotes com gordura. O povo se fartará dos bens do Senhor.

3. Qual é a esperança para o futuro do povo de Israel?

Deus promete esperança para o futuro do povo de Israel. Ele diz que os filhos voltarão para os seus termos e que haverá uma aliança eterna que não será esquecida. Deus perdoará a maldade do povo e nunca mais se lembrará dos seus pecados.

Conclusão:

O capítulo 31 de Jeremias traz uma mensagem de esperança e restauração para o povo de Israel. Deus promete ser o Deus de todas as famílias de Israel e promove a restauração da nação. Ele consola o Seu povo, trazendo alegria em lugar de tristeza. Deus promete transformar o pranto em gozo e fornecer abundância de bênçãos. Ele estabelece uma nova aliança com o povo de Israel, escrevendo a Sua lei nos seus corações. Deus promete perdoar os pecados do povo e nunca mais se lembrar deles. O capítulo 31 de Jeremias é uma promessa profética do amor e fidelidade de Deus para com o Seu povo.

Deixe um comentário