Jeremias 34

Jeremias 34 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A palavra que veio a Jeremias, vindo Nabucodonosor, rei de Babilônia, com todo o seu exército, e todos os reinos da terra que estavam debaixo do domínio da sua mão, sim, todas as gentes, pelejava contra Jerusalém e contra todas as suas cidades, dizendo:

2 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Vai, e fala a Zedequias, rei de Judá, e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Eis que darei esta cidade na mão do rei de Babilônia, e ele a queimará pelo fogo.

3 E tu não escaparás da sua mão, mas certamente serás preso e entregue na sua mão, e teus olhos verão os olhos do rei de Babilônia, e ele falará contigo boca a boca, e irás para Babilônia.

22 Eis que eu lhes dou ordem, diz o Senhor, o Deus de Israel, a respeito desta cidade, pela qual dizem que já está totalmente entregue na mão do rei de Babilônia, pela espada, pela fome e pela peste.

23 E tu dirás a este povo: Assim diz o Senhor: Eis que eu ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.

24 O que ficar nesta cidade morrerá à espada, e de fome, e de peste; mas o que sair, e se render aos caldeus, que vos cercam, viverá, e a sua vida lhe será por despojo.

26 E a palavra do Senhor veio a Jeremias, dizendo:

27 Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso, seria qualquer cousa maravilhosa demais para mim?

O capítulo 34 do livro de Jeremias traz uma palavra profética direcionada a Zedequias, rei de Judá, a respeito do iminente domínio de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Deus revela que a cidade de Jerusalém será entregue nas mãos do rei da Babilônia, que a queimará pelo fogo. Zedequias será preso e levado cativo para a Babilônia, onde encontrará o rei face a face.

Essa profecia é uma consequência dos constantes pecados e rebeldia do povo de Judá contra Deus. As consequências do julgamento divino são descritas de forma clara, mencionando morte pela espada, fome e peste. Porém, há uma alternativa apresentada: aqueles que se renderem aos caldeus que cercam Jerusalém terão a oportunidade de viver e sua vida será preservada.

O capítulo termina com uma promessa de restauração, onde Deus afirma ser o Senhor, o Deus de toda a carne, e questiona se algo é maravilhoso demais para Ele. Apesar dos juízos vindouros, ainda há uma esperança de vida para aqueles que decidirem se render ao inimigo e confiarem em Deus, para que sua vida seja poupada.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 34 (ACF – Almeida Corrigida Fiel)

1. Quem profetizou a queda de Jerusalém?

A queda de Jerusalém foi profetizada por Jeremias, um dos principais profetas do Antigo Testamento.

2. Por que Jerusalém seria entregue ao rei da Babilônia?

Jerusalém seria entregue ao rei da Babilônia como consequência do pecado e da rebeldia do povo de Judá contra Deus. Era um juízo divino sobre a nação.

3. Havia alguma alternativa oferecida pelo Senhor?

Sim, havia uma alternativa: aqueles que se rendessem aos caldeus que cercavam Jerusalém teriam a oportunidade de preservar sua vida.

Conclusão

O capítulo 34 de Jeremias nos mostra a seriedade das consequências do pecado e da desobediência a Deus. Apesar de falar sobre juízos vindouros, também traz uma esperança de vida para aqueles que se renderem ao Senhor e confiarem Nele. Deus é o Deus de toda a carne, e nada é maravilhoso demais para Ele. Que possamos aprender com essa mensagem e buscar sempre a obediência e a rendição total ao Senhor.

Deixe um comentário