Jeremias 40

Jeremias 40 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR, depois que Nebuzaradã, capitão da guarda, o deixou ir livre, de Ramá, quando o tomou, estando ele preso com cadeias no meio de todos os transportados de Jerusalém e de Judá, que estavam sendo levados cativos para Babilônia.

2 E tomando o capitão da guarda a Jeremias, lhe disse: O SENHOR teu Deus pronunciou este mal sobre este lugar.

3 Já o SENHOR o fez, e trouxe conforme falou; porquanto pecastes contra o SENHOR, e não obedecestes à sua voz, por isso isto vos aconteceu.

4 Agora, pois, eis que hoje te soltei das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te parece bem vir comigo para Babilônia, vem, e te farei olhar com bons olhos; mas, se te parece mal vir comigo para Babilônia, não venhas; vê, toda a terra está diante de ti; para onde te parecer bem e conveniente ir, para lá vai.

5 E, estando todavia ele indeciso, disse-lhe: Volta então para Gedalias filho de Aicão, filho de Safã, a quem o rei de babilônia pôs como governador sobre as cidades de Judá, e fica com ele no meio do povo; ou vai para onde te parecer conveniente ir. E deu-lhe suprimento de alimentos, e um presente, e despediu-o.

6 Assim veio, pois, Jeremias a Gedalias, filho de Aicão, a Mispa, e habitou assim no meio do povo que tinha ficado na terra.

7 E ouvindo todos os chefes do exército, que estavam no campo, eles e os seus homens, que o rei de Babilônia tinha posto a Gedalias, filho de Aicão, em terra, que lhe confiou os homens, e as mulheres, e os meninos, e dos mais pobres da terra, e que não levou cativo, deu-lhe Baalis, filho de Ismael, o gedeonita, e os homens que estavam com ele, e foi para Gedalias, a Mispa;

8 E disseram-lhe Gedalias, filho de Aicão: Não mates à espada, porque os caldeus; para que destarte se não dispersem os homens que se ajuntam a ti, e se dispersem os restantes de Judá;

9 E que em teu poder estão as guedejadas de pão, amaças, bolo e outras coisas, não as entregues aos caldeus, para que vivas; antes leva tuas moradas aos judeus, que agora em Moabe estão, e não cairá, contigo, em poder dos caldeus.

10 Então, todos os chefes do exército que havia no campo, eles e os seus homens, ouviram que o rei de babilônia pôs a Gedalias, filho de Aicão, sobre a terra, que e tinha cometido a ele homens, e mulheres, e meninos, e do mais pobre da terra, os que não levou cativo para babilônia;

11 E foram ter com Gedalias, a Mispa, Ismael, filho de Netanias, e Joanã, filhos de Careá, e Seraías, filho de Tanumete, e os filhos de Efai, netofatita, e Jezanias, filho de um maacatita, eles e os seus homens;

12 E jurou-lhes Gedalias, filho de Aicão, e os seus homens, e disse-lhes: Não temais ser servos dos caldeus; habitai na terra, e servi o rei de babilônia, e bem vos irá.

13 E aconteceu que, no sétimo mês, veio Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, de sangue real, e de príncipes do rei de babilônia; e dez homens com ele, e feriram a Gedalias, e este morreu, como também os judeus e os caldeus, que estavam com ele em Mispa.

14 E todo o povo, desde o menor até ao maior, e os capitães dos exércitos, levantando-se, foram ao Egito, porque temiam os caldeus.

Aqui neste capítulo, encontramos um momento de transição na vida de Jeremias. Ele havia sido tomado como prisioneiro por Nebuzaradã, o capitão da guarda, durante a queda de Jerusalém e agora foi libertado. O capitão da guarda informa a Jeremias que o mal que havia acometido Jerusalém era resultado do pecado do povo, que não havia obedecido à voz do Senhor. Nebuzaradã dá a opção para Jeremias ir para a Babilônia com ele, onde seria bem tratado, ou ficar em Judá. Após uma breve reflexão, Jeremias decide ficar em Judá e se estabelece com Gedalias, que foi nomeado governador sobre as cidades da região.

No entanto, logo surgem problemas. Após saberem da nomeação de Gedalias como governador, muitos dos chefes do exército que estavam no campo se dirigem à Mispa, onde Gedalias estava, trazendo consigo Baalis, filho de Ismael, o gedeonita. Eles expressam preocupação quanto à influência dos caldeus sobre Gedalias e pedem que ele não seja morto. Gedalias promete que não haverá derramamento de sangue e que todos devem servir ao rei da Babilônia.

No sétimo mês, Ismael, filho de Netanias, chega com dez homens e assassina Gedalias, bem como os judeus e caldeus que estavam com ele. Após esse acontecimento, o povo decide ir para o Egito por medo dos caldeus.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 40:

1. Por que Jeremias foi libertado por Nebuzaradã?

Jeremias foi libertado por Nebuzaradã porque o Senhor mostrou misericórdia a ele. Embora Jeremias fosse um prisioneiro, ele tinha sido fiel ao Senhor e à sua palavra, e Deus decidiu libertá-lo.

2. Por que Jeremias decidiu ficar em Judá?

Jeremias decidiu ficar em Judá porque ele acreditava que era no meio do povo que ele deveria estar. Ele tinha esperança de que, mesmo após a queda de Jerusalém, a terra seria restaurada e seria possível viver uma vida digna ali.

3. Por que o povo decidiu ir para o Egito?

O povo decidiu ir para o Egito porque temiam os caldeus, que poderiam buscar vingança após o assassinato de Gedalias. Eles acreditavam que no Egito estariam mais seguros e protegidos.

Conclusão

O capítulo 40 de Jeremias nos mostra a continuidade dos desafios enfrentados pelos sobreviventes da queda de Jerusalém. Mesmo após a libertação, Jeremias e o povo ainda precisavam lidar com a incerteza e a violência. No entanto, também vemos a fidelidade de Jeremias em permanecer onde Deus o colocou e servir ao povo que restava. A história de Jeremias nos ensina sobre a importância da confiança em Deus mesmo em tempos difíceis e a necessidade de buscar a paz em meio ao caos.

Deixe um comentário