Jeremias 43

Jeremias 43 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Quando Jeremias acabou de falar a todo o povo todas as palavras do Senhor seu Deus, com todas as quais o Senhor seu Deus o enviara a eles, sim, todas estas palavras,

2 Então falou-lhe Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou a dizer: Não váis para o Egito, para lá peregrinar.

3 Mas Baruque, filho de Nerias, te incita contra nós, para nos entregar nas mãos dos caldeus, para nos matarem e nos levarem em cativeiro para a Babilônia.

4 Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos, e todo o povo à voz do Senhor, para ficarem na terra de Judá.

5 Porém Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos, levaram a todo o restante de Judá, que se tinha tornado dentre todas as nações às quais tinha sido lançado, para morarem na terra de Judá;

6 Aos homens, e às mulheres, e aos meninos, e às filhas do rei, e a toda a alma que Nebuzaradã, capitão da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã; como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias;

7 E entraram na terra do Egito; porque não obedeceram à voz do Senhor, e vieram até Tafnes.

O capítulo 43 do livro de Jeremias traz uma narrativa intrigante sobre a desobediência do povo de Judá em relação à Palavra de Deus. Jeremias havia falado a todos as palavras que Deus havia lhe enviado, alertando-os para não irem para o Egito. No entanto, alguns homens soberbos, liderados por Azarias e Joanã, acusaram Jeremias de mentir e afirmaram que Baruque, filho de Nerias, estava o incitando contra o povo. O povo, influenciado por essas acusações, não obedeceu à voz do Senhor e decidiu ir para o Egito.

Essa história nos revela a tendência do ser humano em desconsiderar a voz de Deus e seguir suas próprias vontades. Apesar de Jeremias ser um mensageiro fiel de Deus, os líderes e o povo preferiram acreditar em mentiras e acusações infundadas. Eles não entenderam a importância de obedecer à palavra do Senhor e confiar em Sua orientação.

Essa desobediência teve consequências graves para o povo de Judá. Ao irem para o Egito, eles estavam se afastando das promessas e da proteção de Deus. A Babilônia havia conquistado a terra de Judá, mas aqueles que permaneceram na terra receberam a oportunidade de usufruir da misericórdia e do favor de Deus através de Gedalias, filho de Aicão. No entanto, ao desobedecerem e irem para o Egito, eles perderam essa chance e se expuseram a maiores perigos e aflições.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 43:

1) Por que o povo de Judá decidiu não obedecer à palavra de Deus e ir para o Egito?

O povo de Judá decidiu não obedecer à palavra de Deus e ir para o Egito porque acreditaram em acusações infundadas e preferiram seguir seus próprios desejos ao invés da orientação divina.

2) Quais foram as consequências da desobediência do povo de Judá?

As consequências da desobediência do povo de Judá foram a perda das promessas e da proteção de Deus, bem como a exposição a maiores perigos e aflições no Egito.

3) Qual é a lição que podemos aprender com a história de Jeremias 43?

A lição que podemos aprender com a história de Jeremias 43 é a importância de obedecer à palavra de Deus e confiar em Sua orientação, mesmo que isso exija abrir mão de nossas próprias vontades e compreender que as Suas promessas são verdadeiras e Sua proteção é real.

Conclusão

O capítulo 43 de Jeremias nos mostra como a desobediência do povo de Judá trouxe consequências graves para suas vidas. Eles escolheram não ouvir e confiar na Palavra de Deus, optando por seguir seus próprios caminhos. No entanto, aprender com essa história nos lembra da importância de obedecer a Deus em todas as circunstâncias, confiando em Sua sabedoria e entendendo que Sua vontade é sempre perfeita. Que possamos aprender com os erros do povo de Judá e buscar ser obedientes à voz de Deus em nossa jornada de fé.

Deixe um comentário