Jeremias 50

Jeremias 50 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A palavra que falou o SENHOR acerca de Babilônia, da terra dos caldeus, pelo ministério do profeta Jeremias.

2 Anunciai entre as nações, e fazei ouvir, e arvorai um estandarte; fazei ouvir, e não encubrais; dizei Babilônia está tomada, Bel está confundido, Merodaque está quebrado; os seus ídolos estão confundidos, as suas imagens estão quebradas.

3 Porque subiu contra ela uma nação do norte, que fará da sua terra uma solidão, e ninguém habitará nela; tanto homem como animal fugirão.

4 Naqueles dias e naquele tempo, diz o SENHOR, virão os filhos de Israel, eles e os filhos de Judá juntamente; andando e chorando virão, e buscarão ao SENHOR seu Deus.

5 Perguntarão pelo caminho de Sião, voltando para lá os seus rostos; virão, e se ajuntarão ao SENHOR, unidos com perpétua aliança que nunca será esquecida.

6 Ovelhas perdidas foram o meu povo, os seus pastores as desviaram, para os montes as fizeram errar; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso.

7 Todos os que os acharam devoraram-nos; e os adversários disseram: Não pecaremos, porque pecaram contra o SENHOR, a morada da justiça, até ao SENHOR a esperança de seus pais.

8 Fugi do meio de Babilônia, e saí da terra dos caldeus; sede como os bodes diante do rebanho.

O capítulo 50 do livro de Jeremias traz uma mensagem profética do Senhor acerca de Babilônia, a terra dos caldeus. O profeta Jeremias é o instrumento utilizado por Deus para transmitir a Sua palavra. O Senhor ordena que essa mensagem seja anunciada entre as nações e que um estandarte seja erguido, para que todos ouçam e saibam que Babilônia está tomada. Os ídolos e imagens de Babilônia serão confundidos e quebrados, pois uma nação do norte subirá contra ela, transformando sua terra em desolação e afugentando todos os habitantes.

No entanto, nos dias e tempos determinados pelo Senhor, os filhos de Israel e de Judá voltarão a buscar ao Senhor seu Deus. Andando e chorando, eles perguntarão pelo caminho de Sião, voltando seus rostos e se unindo ao Senhor em uma aliança perpétua e inesquecível. Esta passagem reflete a misericórdia de Deus ao permitir que aqueles que se perderam, assim como ovelhas desgarradas, retornem ao Seu cuidado e pastoreio.

O capítulo também destaca o pecado dos pastores do povo, que os desviaram e fizeram com que se perdessem. Aqueles que encontraram o povo de Deus em seu estado desgarrado aproveitaram-se deles e afirmam que não pecaram, pois pecaram contra o Senhor, a morada da justiça e a esperança de seus pais. Uma mensagem de advertência é dada para que o povo saia de Babilônia e da terra dos caldeus, sendo como bodes diante do rebanho, para que não se corrompam pela idolatria e pecados daquela nação.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 50:

1. Quem é o protagonista deste capítulo?

O protagonista deste capítulo é o profeta Jeremias, que recebe a palavra do Senhor a respeito de Babilônia.

2. Por que os ídolos e imagens de Babilônia serão confundidos e quebrados?

Os ídolos e imagens de Babilônia serão confundidos e quebrados porque uma nação do norte subirá contra ela, trazendo desolação e afugentando todos os habitantes.

3. Qual é a esperança para os filhos de Israel e de Judá?

A esperança para os filhos de Israel e de Judá é que eles voltarão a buscar ao Senhor seu Deus, unindo-se a Ele em uma aliança perpétua que nunca será esquecida.

Conclusão

O capítulo 50 de Jeremias traz uma mensagem profética de Deus acerca do julgamento de Babilônia. Ele mostra o Senhor agindo contra a nação dos caldeus por causa de sua idolatria e pecados. Ao mesmo tempo, oferece esperança para o povo de Israel e de Judá, prometendo que eles voltarão a buscar e se unir ao Senhor. É uma passagem que nos lembra da fidelidade de Deus em punir o pecado, mas também em estender Sua misericórdia e oferecer uma nova chance de arrependimento e comunhão com Ele. Que possamos aprender com a mensagem de Jeremias 50 e buscar ao Senhor em todos os momentos de nossa vida.

Deixe um comentário