João 20

João 20 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.

2 Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.

3 Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.

4 E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.

5 E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.

6 Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,

7 E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.

8 Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.

9 Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dos mortos.

10 Tornaram, pois, os discípulos para casa.

11 Mas Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Enquanto chorava, abaixou-se e olhou para dentro do sepulcro.

12 E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13 E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

14 E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.

15 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).

17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

20 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.

21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

23 Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.

25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

26 E, passados oito dias, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

28 Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.

30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.

31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

O capítulo 20 do livro de João é um dos marcos mais importantes da história cristã, pois descreve a ressurreição de Jesus Cristo. Neste capítulo, encontramos relatos detalhados sobre a visita de Maria Madalena ao sepulcro, a aparição de Jesus aos discípulos e a dúvida de Tomé, que só acredita na ressurreição após ver e tocar nas feridas de Jesus.

O primeiro parágrafo deste capítulo narra o momento em que Maria Madalena vai ao sepulcro de Jesus e descobre que a pedra que o fechava havia sido removida. Preocupada, ela corre para contar a Pedro e ao discípulo amado sobre o ocorrido. Pedro e o outro discípulo vão até o sepulcro e encontram os lençóis e o lenço que envolviam o corpo de Jesus, mas não o corpo em si. É nesse momento que eles começam a entender que Jesus ressuscitou dos mortos.

No segundo parágrafo, Maria Madalena, que continuava chorando do lado de fora do sepulcro, vê dois anjos vestidos de branco dentro do local onde Jesus estava enterrado. Eles perguntam o motivo de seu choro e ela responde que alguém havia levado o corpo de Jesus. Ao se virar, Maria se depara com Jesus, mas não o reconhece imediatamente. Jesus a chama pelo nome e ela o reconhece, chamando-o de Mestre. Ele instrui Maria a dizer aos discípulos que Ele subirá para seu Pai e para o Pai deles.

No terceiro parágrafo, Jesus aparece aos discípulos reunidos, mesmo com as portas fechadas, e lhes mostra suas mãos e lado feridos. Os discípulos se alegram ao verem o Senhor e Jesus lhes dá a paz. Ele os envia para a obra do Pai e, depois de soprar sobre eles, concede-lhes o Espírito Santo. Jesus também dá aos discípulos a responsabilidade de perdoar e reter os pecados. Tomé, um dos discípulos, não estava presente quando Jesus apareceu, e ao duvidar da ressurreição, Jesus lhe mostra suas feridas e ele acredita, proclamando Jesus como seu Senhor e Deus.

Perguntas frequentes

1. Por que Maria Madalena foi ao sepulcro de Jesus?

Maria Madalena foi ao sepulcro de Jesus para prestar homenagem e cuidar do corpo de seu Mestre.

2. Por que Tomé duvidou da ressurreição de Jesus?

Tomé duvidou da ressurreição de Jesus porque não estava presente no momento da primeira aparição do Senhor aos discípulos e precisava ver e tocar nas feridas de Jesus para acreditar plenamente.

3. O que Jesus quis dizer ao dizer que aqueles que não viram e creram são bem-aventurados?

Jesus estava se referindo à fé daqueles que acreditariam em Sua ressurreição sem terem visto pessoalmente. Ele queria enfatizar a importância da fé para os seguidores futuros.

Conclusão

O capítulo 20 de João é de extrema importância para os cristãos, pois narra a ressurreição de Jesus Cristo, um evento central na fé cristã. Além de relatar a visita de Maria Madalena ao sepulcro e a aparição de Jesus aos discípulos, este capítulo nos ensina sobre a importância da fé mesmo sem ver e tocar nas feridas de Cristo. Através da ressurreição, Jesus prova seu poder sobre a morte e nos oferece vida eterna em Seu nome.

Deixe um comentário