Juízes 3

Juízes 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ora, estas são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não tinham sabido todas as guerras de Canaã.

2 Somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem, para ensiná-las a guerra, pelo menos os que dantes delas não sabiam.

3 As cinco cortinas do tabernáculo, e o cortinado de peles de animais, e as cortinas do véu.

4 E o pendão que está à entrada do tabernáculo do testemunho, e o seu altar, e as suas cordas, para todo o seu serviço.

5 E as colunas do átrio em redor, e as suas bases, e as suas estacas, e as suas cordas.

6 Todas as cortinas do átrio em redor, e as bases das mesmas, e as suas estacas, e as suas cordas, e todos os instrumentos de seu serviço, e tudo o que se fará com eles; por seus nomes as ordenareis.

7 Estes, pois, são os nomes dos filhos de Israel que vieram para o Egito; e com Jacó vieram, cada um com sua casa:

8 Rúben, Simeão, Levi, e Judá;

9 Issacar, Zebulom e Benjamim;

10 Dã e Naftali, Gade e Aser.

11 E todas as almas, as que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.

12 Fizeram-se, pois, num mesmo dia, chegar ao ouvido dele estas palavras: Os filhos de Israel, que saíram da terra do Egito, vieram hoje ao deserto;

13 eis que contra eles moveu-se Israel; porém agora enviou contra eles Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, a pelejar contra Israel; mas Israel feriu a Balaque, matando-o a fio de espada.

14 Assim, pois, os filhos de Israel estiveram no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus;

15 e tomaram as suas filhas por mulheres para si, e deram as suas filhas a seus filhos, e serviram aos seus deuses.

16 E fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR seu Deus; e serviram aos baalins e aos postes-ídolos.

17 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os deu nas mãos dos despojadores, que os despojaram, e os vendeu nas mãos dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

18 Onde quer que saíam, era a mão do SENHOR contra eles para mal, como o SENHOR cumpre, e como o SENHOR lhes tinha jurado; e estavam em grande angústia.

19 Porém, quando ao SENHOR os filhos de Israel clamaram, o SENHOR lhes suscitou um libertador, Eúde, filho de Gera, filho de Jemine, homem canhoto; e os filhos de Israel lhe enviaram presentes pela sua mão a Eglom, rei dos moabitas.

20 Assim, pois, Eúde fez para si uma espada de dois fios, de um palmo de comprimento; e cingiu-a à sua coxa direita por baixo das vestes.

21 E ele apresentou o presente a Eglom, rei dos moabitas. E era Eglom homem muito gordo.

22 E sucedeu que, apresentando ele o presente, mandou retirar aos homens que traziam o presente;

23 porém ele voltou desde as pedreiras que havia junto a Gilgal, e disse: Ó rei, tenho para ti uma palavra secreta. Porém disse o rei: Silêncio! E todos os que ali estavam se retiraram da presença dele.

24 E Eúde entrou a ele, e ele estava assentado no seu quarto de verão, que era fresco. E disse Eúde: Tenho para ti uma palavra da parte de Deus. Então ele se levantou do trono.

25 E Eúde estendeu a mão esquerda, e tomou a espada da sua coxa direita, e lha cravou no ventre.

26 E a fétida gordura fechou-se após a lâmina, porque não tirou a espada da barriga; e saiu-lhe o excremento.

27 E saiu Eúde ao vestíbulo, e fechou as portas do quarto sobre ele, e as trancou.

28 E ele, saindo, chegaram os servos do rei, e viram, e eis que as portas do quarto estavam trancadas; então disseram: Sem dúvida cobre os seus pés no seu aposento de verão.

29 E esperaram até se envergonharem; e eis que ele não abria as portas do quarto; tomaram então a chave, e abriram; e eis que o seu senhor jazia morto por terra.

30 E sucedeu, quando ele ficou morto, que todos os filhos de Israel se tornaram a ajuntar, e seguiram os filhos de Israel, e feriram aos moabitas, até que os nações os destruíram.

31 E assim descansou a terra quarenta anos.

32 Ora, Otniel, filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe, o tomou; e este lhe deu por mulher a Acsa, sua filha.

33 E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do jumento, e Calebe lhe disse: Que é o que tens?

34 E ela disse: Dá-me um presente, pois me deste terra do sul; dá-me também fontes de águas. Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

O capítulo 3 de Juízes relata um período de apostasia do povo de Israel. Após a morte de Josué e da geração que o sucedeu, os israelitas se voltaram para a idolatria, adotando os deuses das nações ao seu redor. Como consequência deste pecado, Deus permitiu que eles fossem oprimidos pelos inimigos e se afastassem Dele.

Contudo, em meio à opressão, Deus levantou diversos juízes para libertar o povo de Israel. Um desses juízes foi Eúde, que foi usado por Deus para derrotar os moabitas e trazer libertação ao seu povo. Ele utilizou sua habilidade como homem canhoto e sua astúcia para matar Eglom, o rei dos moabitas, e assim, aliviar a opressão sofrida por Israel naquela época.

Este capítulo serve como um lembrete da importância de permanecer fiel ao Senhor e não se deixar levar pelos ídolos e pecados ao nosso redor. Mesmo em meio às nossas fraquezas e falhas, Deus continua sendo fiel e providencia um caminho para a nossa libertação.

Perguntas Frequentes sobre Juízes 3:

1. Por que Deus permitiu que Israel fosse oprimido pelos inimigos?

Deus permitiu a opressão como uma consequência do pecado e da idolatria do povo de Israel. Ele queria ensiná-los a importância de permanecer fiel a Ele e não se curvar diante de outros deuses.

2. Qual era a importância dos juízes na época dos Juízes?

Os juízes eram líderes escolhidos por Deus para trazer libertação e justiça ao povo de Israel. Eles eram usados por Deus para resgatar o povo da opressão e orientá-los em obediência à Lei de Deus.

3. Quem foi Eúde e como ele libertou Israel dos moabitas?

Eúde foi um juiz escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da opressão dos moabitas. Ele matou o rei Eglom utilizando sua habilidade como homem canhoto e astúcia, trazendo assim a libertação para o povo de Israel.

4. Qual é a lição que podemos aprender com o capítulo 3 de Juízes?

O capítulo 3 de Juízes nos lembra da importância de permanecer fiel a Deus e não se deixar levar pelos ídolos e pecados ao nosso redor. Devemos buscar a Deus em todas as circunstâncias e confiar que Ele nos libertará das opressões que enfrentamos.

Conclusão

O capítulo 3 de Juízes nos ensina que a infidelidade ao Senhor resulta em opressão e sofrimento, mas Deus é misericordioso e levanta juízes para trazer libertação ao Seu povo. Devemos aprender com a história de Israel e buscar permanecer fiéis a Deus, mesmo diante das dificuldades e tentações ao nosso redor. Que possamos encontrar encorajamento na fidelidade de Deus e confiar em Sua provisão e libertação em todas as áreas de nossas vidas.

Deixe um comentário