Levítico 14

Levítico 14 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: Será levado perante o sacerdote;

3 e o sacerdote sairá fora do acampamento, e o examinará; e eis que, se a praga da lepra do leproso estiver curada;

4 então o sacerdote mandará tomar, para aquele que se purificar, duas aves vivas e puras, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo;

5 e o sacerdote mandará matar a ave no vaso de barro sobre água corrente;

6 e tomará a ave viva, o pau de cedro, o carmesim e o hissopo, e os molhará, juntamente com a ave viva, no sangue da ave que foi morta sobre as águas correntes;

7 e aspergirá sobre aquele que se há de purificar da lepra sete vezes, e o declarará limpo; e soltará a ave viva ao campo.

8 E aquele que se há de purificar lavará as suas vestes, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água, e será limpo; e depois entrará no arraial, porém ficará fora da sua tenda por sete dias.

9 E ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, a sua barba, as suas sobrancelhas, todo o seu pêlo rapará e lavará as suas vestes, e lavará a sua carne com água; assim será limpo.

10 No oitavo dia tomará dois cordeiros sem mancha, e uma cordeira de um ano sem defeito, e três décimas de flor de farinha, oblação misturada com azeite, e um logue de azeite.

11 E o sacerdote que o declarará limpo apresentará o homem que se há de purificar, juntamente com essas coisas, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.

12 E o sacerdote tomará um dos cordeiros, e o oferecerá por expiação do pecado, e o logue de azeite, e os moverá por oferta de movimento perante o SENHOR;

13 e sacrificará o cordeiro no lugar onde se costuma sacrificar a oferta pelo pecado e o holocausto, no lugar santo; porque, como a oferta pelo pecado, assim é a oferta pela culpa; é santíssima.

14 E o sacerdote tomará do sangue da expiação do pecado, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que se há de purificar, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito.

15 E o sacerdote tomará do logue de azeite, e o verterá na palma da sua própria mão esquerda;

16 e o sacerdote molhará com o seu dedo direito, do azeite que estiver na sua mão esquerda, do sangue que estiver sobre a ponta da orelha direita daquele que se há de purificar, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito, no lugar do sangue da expiação;

17 e o que restar do azeite que está na mão do sacerdote o porá sobre a cabeça daquele que se há de purificar, para fazer expiação por ele perante o SENHOR.

18 Depois oferecerá o sacerdote a oferta pelo pecado, e fará expiação por aquele que se há de purificar do seu imundícia; depois se degolará o holocausto;

19 e o sacerdote oferecerá o holocausto e a oblação sobre o altar; assim o sacerdote fará expiação por ele, e será limpo.

20 Porém, se for pobre, e não tiver com que dar tanto, então tomará um cordeiro para expiação da culpa, para mover por oferta de movimento, a fim de fazer expiação por ele, e a décima de flor de farinha, oblação misturada com azeite, e o logue de azeite;

21 e duas rolas, ou dois pombinhos, conforme as suas posses: um para o pecado, e outro para o holocausto;

22 e no oitavo dia da sua purificação, os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR;

23 e o sacerdote oferecerá o cordeiro da expiação da culpa e o logue de azeite, e os moverá por oferta de movimento perante o SENHOR;

24 e degolará o cordeiro da expiação da culpa, e o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que se há de purificar, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito;

25 depois do logue de azeite o verterá o sacerdote na palma da sua própria mão esquerda,

26 e molhará o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, e aspergirá do azeite com o seu dedo, sete vezes perante o SENHOR;

27 e porá do azeite que está na sua mão na ponta da orelha direita daquele que se há de purificar, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito, nos lugares do azeite que está sobre o sangue da expiação;

28 e o que restar do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que se há de purificar, para fazer expiação por ele perante o SENHOR.

29 E oferecerá a uma das rolas, ou aos dois pombinhos, conforme as suas posses,

30 uma, para expiação do pecado, e outra, para holocausto, com a oblação; assim o sacerdote fará expiação pela pessoa que se há de purificar, perante o SENHOR.

31 Esta é a lei daquele em quem há praga da lepra, que não tem posses para alcançar a sua purificação.

O capítulo 14 do livro de Levítico trata da lei da purificação do leproso, revelando como um leproso poderia ser declarado limpo perante Deus e reintegrado à comunidade. Mostra-se a ênfase em rituais e sacrifícios, que apontavam para a necessidade de expiação para lidar com o pecado e a impureza.

Este capítulo também destaca a importância da obediência à lei de Deus e o papel do sacerdote como intercessor entre Deus e o povo. Mostra como Deus se preocupa com a saúde física, emocional e espiritual de Seu povo, providenciando um processo para restaurar a vida do leproso e permitindo que ele volte à comunhão na presença de Deus.

A lei da purificação do leproso descrita em Levítico 14 é uma ilustração do plano de redenção que Deus tinha para a humanidade. Assim como o leproso precisava de um sacerdote para interceder por ele e realizar os rituais de purificação, nós também precisamos de um mediador para nos reconciliar com Deus. Jesus Cristo cumpriu essa função como nosso Sumo Sacerdote, oferecendo-se como sacrifício pelos nossos pecados, nos purificando completamente e nos permitindo entrar na presença de Deus.

Perguntas frequentes sobre Levítico 14:

1. Qual era a doença da lepra mencionada em Levítico 14?

A doença da lepra mencionada em Levítico 14 provavelmente se referia a diferentes condições de pele, incluindo a lepra como conhecemos hoje. No entanto, é importante notar que o termo “lepra” na Bíblia não se refere apenas à doença física, mas também é usado simbolicamente para representar a impureza espiritual e a condição de pecado.

2. Por que os rituais de purificação do leproso eram tão complexos?

Os rituais de purificação do leproso eram complexos porque simbolizavam a seriedade do pecado e a necessidade de expiação. Eles enfatizavam a necessidade de se afastar do pecado e se reconciliar com Deus. Os rituais também serviam como um lembrete constante para o povo de Israel da importância de se manterem santos e obedientes à lei de Deus.

3. Por que o leproso deveria ser separado da comunidade durante a sua purificação?

O leproso deveria ser separado da comunidade durante a sua purificação para evitar a propagação da doença e também para enfatizar a natureza impura e contagiosa do pecado. Além disso, a separação também servia como um teste para a fé e paciência do leproso, pois ele precisava aguardar a conclusão do período de purificação antes de ser reintegrado à comunidade.

4. Qual é o significado espiritual desses rituais de purificação para nós hoje?

Os rituais de purificação descritos em Levítico 14 apontam para a necessidade de expiação e reconciliação com Deus por meio do sacrifício de Jesus Cristo. Eles nos lembram da importância de nos arrependermos de nossos pecados, buscar a purificação e viver em obediência à vontade de Deus. Também nos lembram da necessidade contínua de nos separarmos do pecado e nos aproximarmos de Deus para sermos reconciliados com Ele.

Conclusão

O capítulo 14 de Levítico nos ensina sobre a importância da purificação e reconciliação com Deus. Os rituais e sacrifícios descritos neste capítulo apontam para a obra redentora de Jesus Cristo, que nos purifica de todo pecado e nos permite entrar na presença de Deus. Devemos buscar a purificação espiritual continuamente e andar em obediência à vontade de Deus, lembrando-nos do sacrifício de Jesus e do amor de Deus por nós.

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