Levítico 8

Levítico 8 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Peça a Arão e a seus filhos que separem as coisas sagradas, das quais os filhos de Israel me consagraram, para me santificarem, e digas-lhes: Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros em Israel que oferecer a sua oferta, a saber, algum dos seus votos, ou das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao SENHOR em holocausto,

3 para que seja aceito, oferecerá macho sem defeito, dos bois, dos cordeiros, ou das cabras.

4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.

5 E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes como oferta pelo pecado, e um carneiro como holocausto.

6 E Arão oferecerá o bezerro da expiação, que será por ele mesmo, e fará a reconciliação por si e pela sua casa.

7 Depois tomará os dois bodes, e os apresentará perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.

8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes, uma pelo SENHOR, e a outra por Azazel.

9 E apresentará Arão o bode sobre o qual cair a sorte pelo SENHOR, e o oferecerá por oferta pelo pecado.

10 Porém o bode sobre que cair a sorte por Azazel será apresentado vivo perante o SENHOR, para fazer a reconciliação sobre ele, a fim de enviá-lo ao deserto para Azazel.

11 Assim, pois, Arão apresentará o bezerro da expiação, que será por ele mesmo e fará a reconciliação por si e pela sua casa; depois imolará o bezerro da expiação, que será por si mesmo.

12 E tomará um incensário cheio de brasas de fogo de sobre o altar, diante do SENHOR, e dois punhados do incenso aromático moído, e trará detrás do véu.

13 E porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.

14 Depois tomará do sangue do bezerro, e espargirá com o seu dedo sobre o propiciatório para o oriente; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo.

15 Depois degolará o bode da expiação do povo, e trará o seu sangue detrás do véu e fará com o sangue como fez com o sangue do bezerro, e espargirá-o sobre o propiciatório e adiante do propiciatório.

16 Assim purificará o santuário das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões em todos os seus pecados; e assim fará também à tenda da congregação, que está com eles no meio das suas imundícias.

17 E nenhum homem estará na tenda da congregação quando entrar a fazer propiciação no santuário, até que saia; e fará propiciação por si, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.

18 E sairá ao altar, que está perante o SENHOR, e o purificará, e tomará do sangue do bezerro e do sangue do bode, e porá sobre as pontas do altar em redor.

19 E espargirá sobre ele do sangue com o seu dedo sete vezes, e o purificará, e o santificará das imundícias dos filhos de Israel.

20 Acabada a propiciação do santuário, da tenda da congregação e do altar, então fará chegar o bode vivo;

21 e porá Arão ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.

22 Assim, pois, o bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará ir o bode ao deserto.

23 Então Arão virá à tenda da congregação, e despirá as vestes de linho que havia vestido quando entrara no santuário, e ali as deixará.

24 E lavará a sua carne com água no lugar santo e tornará a vestir as suas vestes; e depois sairá e oferecerá o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará a reconciliação por si e pelo povo.

25 E a gordura da oferta pelo pecado oferecerá sobre o altar.

26 E ao que levou o bode de Azazel lavará as suas vestes, e lavará a sua carne com água; e depois entrará no arraial.

27 E trarão o bezerro da expiação e o bode da expiação, cujo sangue foi trazido para fazer propiciação no santuário, e queimará as suas peles, e as suas carnes, e os seus excrementos, ao fogo.

28 E aquele que as queimar lavará as suas vestes com água, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial.

29 E isto vos será por estatuto perpétuo: No sétimo mês, aos dez do mês, afligirás as vossas almas e não fareis obra alguma, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós.

30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR.

31 Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo.

32 Purificará, pois, o sacerdote que for ungido e que for consagrado para administrar o sacerdócio no lugar de seu pai; e vestirá as vestes de linho, as vestimentas santas;

33 e fará expiação pelo santuário santificará também a tenda da congregação e o altar; semelhantemente também fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.

34 Isto ser-vos-á um estatuto perpétuo para fazer expiação pela congregação dos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez como o SENHOR ordenou a Moisés.

O capítulo 8 de Levítico trata do processo de consagração de Arão e seus filhos, que seriam os sacerdotes encarregados de realizar os rituais sagrados no Tabernáculo. Deus ordena que Moisés peça a eles que separem as coisas sagradas e ofereçam as devidas ofertas, utilizando animais sem defeito. Há também o relato sobre a escolha de dois bodes, um para ser oferecido como oferta pelo pecado e o outro para ser enviado ao deserto em nome de Azazel.

Perguntas frequentes sobre Levítico 8:

1. Por que Arão e seus filhos precisavam se consagrar?

A consagração de Arão e seus filhos era necessária para que pudessem assumir a posição de sacerdotes e realizar os rituais sagrados no Tabernáculo de acordo com as instruções de Deus. Essa consagração envolvia a oferta de sacrifícios e a purificação dos sacerdotes.

2. Qual era o propósito dos dois bodes mencionados?

O primeiro bode era oferecido como oferta pelo pecado, enquanto o segundo bode era enviado ao deserto em nome de Azazel, simbolizando a remoção dos pecados do povo de Israel e a responsabilidade pela culpa ser levada para longe deles.

3. Qual a importância da expiação mencionada neste capítulo?

A expiação tinha o objetivo de purificar o santuário e a tenda da congregação das impurezas e transgressões dos filhos de Israel, possibilitando um relacionamento reestabelecido entre Deus e Seu povo. Era um ato de reconciliação e perdão dos pecados.

4. Como a consagração dos sacerdotes afetava o povo de Israel?

A consagração dos sacerdotes era importante para manter a santidade dos rituais e garantir que os sacrifícios e ofertas fossem aceitos por Deus. Isso proporcionava ao povo de Israel a certeza de que seus atos de adoração estavam sendo realizados da forma correta e que suas faltas estavam sendo expiadas.

Conclusão

O capítulo 8 de Levítico apresenta as instruções de Deus para a consagração de Arão e seus filhos como sacerdotes. Essa consagração envolvia a oferta de sacrifícios, a purificação dos sacerdotes e a realização adequada dos rituais sagrados. Através desses procedimentos, Deus demonstrava Sua santidade e o desejo de um relacionamento reestabelecido com Seu povo. A expiação e a oferta pelo pecado eram aspectos essenciais para a purificação do santuário e do povo de Israel. Esse capítulo ressalta a importância da obediência e do cumprimento das ordenanças divinas para uma adoração verdadeira e uma vida em comunhão com Deus.

Deixe um comentário