Mateus 11

Mateus 11 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E aconteceu que, concluindo Jesus estas instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.

2 Ora, quando João ouviu no cárcere falar das obras de Cristo, enviou dois dos seus discípulos

3 a dizer-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?

4 Jesus respondeu-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo:

5 os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho;

6 e bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de queda.

7 Ao partirem eles, passou Jesus a dizer às multidões a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

8 Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Ora, os que trajam roupas luxuosas estão nas casas dos reis.

9 Então, para que fostes? Ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais do que profeta.

10 Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

11 Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

12 Desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

15 Quem tem ouvidos, ouça.

16 Mas, a quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos que, sentados nas praças, clamam aos companheiros:

17 Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes.

18 Pois veio João, que nem comia nem bebia, e dizem: Tem demônio.

19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:

21 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido com saco e com cinza.

22 Contudo, eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.

23 E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Até o inferno descerás; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.

24 Mas eu vos digo que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.

25 Naquela ocasião, semelhantemente, falou Jesus, dizendo: Graças te dou ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.

26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.

27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

O capítulo 11 do livro de Mateus traz consigo muitos ensinamentos e acontecimentos importantes. Logo no início, Jesus conclui suas instruções aos doze discípulos e parte para ensinar e pregar nas cidades deles (verso 1). Durante esse período, João Batista, que estava preso, ouve falar das obras de Cristo e envia dois de seus discípulos para perguntarem se Jesus é aquele que estava para vir ou se era necessário esperar por outro (versos 2-3).

Jesus então responde a João, instruindo seus discípulos a relatarem a ele os sinais que estavam presenciando: os cegos passaram a enxergar, os coxos a andar, os leprosos foram purificados, os surdos passaram a ouvir, os mortos foram ressuscitados e aos pobres estava sendo pregado o evangelho (versos 4-5). Além disso, Jesus afirma que aquele que não achar motivo de queda nele será bem-aventurado (verso 6).

Ao se referir a João Batista diante das multidões, Jesus questiona o motivo pelo qual as pessoas foram vê-lo no deserto. Ele rebate a possibilidade de terem visto um homem ricamente vestido, já que aqueles que vestem roupas luxuosas estão nas casas dos reis. Jesus também esclarece que João é muito mais do que um profeta e cita uma passagem que afirma que ele é o mensageiro que vai diante de Deus para preparar o caminho (versos 7-10).

Perguntas frequentes sobre Mateus 11 – ACF – Almeida Corrigida Fiel:

O que Jesus ensina aos discípulos no início do capítulo?

No início do capítulo, Jesus conclui suas instruções aos doze discípulos antes de partir para ensinar e pregar nas cidades deles.

Por que João Batista envia dois discípulos para falar com Jesus?

João Batista, estando preso, ouve falar das obras de Cristo e envia dois dos seus discípulos para perguntarem se Jesus é aquele que estava para vir, ou se era necessário esperar por outro.

Quais sinais Jesus instrui seus discípulos a relatarem a João Batista?

Jesus instrui seus discípulos a relatarem a João Batista os sinais que estavam vendo: cegos que passaram a enxergar, coxos que passaram a andar, leprosos que foram purificados, surdos que passaram a ouvir, mortos que foram ressuscitados e que o evangelho estava sendo pregado aos pobres.

Conclusão:

O capítulo 11 de Mateus traz uma rica passagem, mostrando a importância do testemunho dos discípulos sobre as obras de Jesus Cristo. Além disso, Jesus ressalta a grandiosidade de João Batista como profeta, mas afirma que até o menor no reino dos céus é maior do que ele. O capítulo também traz um convite de Jesus para que todos que estão cansados e oprimidos venham a ele, prometendo alívio e descanso para suas almas.

Essa passagem nos lembra da importância de reconhecer e compartilhar as obras de Jesus em nossas vidas, assim como a necessidade de nos achegarmos a ele em busca de consolo e descanso. Jesus se apresenta como aquele que é manso e humilde de coração, oferecendo um jugo suave e um fardo leve para todos que o seguem.

Que possamos refletir sobre esses ensinamentos e buscar cada vez mais nos aproximar de Jesus, levando sua mensagem de amor e esperança para todos ao nosso redor.

Deixe um comentário