Mateus 3

Mateus 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia;

2 e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus;

3 pois este é o referido por intermédio do profeta Isaías:

4 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

5 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinturão de couro em torno de seus lombos; a sua alimentação era de gafanhotos e mel silvestre.

6 Então saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia, e toda a região circunvizinha ao Jordão;

7 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

8 Mas quando viu muitos fariseus e saduceus que vinham para o seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

9 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

10 e não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

11 E já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

12 Em verdade vos baptizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos baptizará com o Espírito Santo, e com fogo.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba, vindo sobre ele.

17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

O capítulo 3 do Evangelho de Mateus traz o início do ministério de João Batista, também conhecido como o precursor de Jesus Cristo. João aparece pregando no deserto da Judéia, anunciando a chegada do reino dos céus e exortando as pessoas ao arrependimento. Ele cita Isaías como o profeta que havia profetizado sua vinda, destacando a importância da preparação do caminho do Senhor.

João Batista tinha uma vida simples, vestindo uma veste de pelos de camelo e se alimentando de gafanhotos e mel silvestre. Apesar disso, seu chamado era poderoso, e multidões de Jerusalém, Judéia e região ao Jordão iam até ele para serem batizados e confessarem seus pecados. Porém, quando João viu muitos fariseus e saduceus se aproximando para o batismo, ele os repreendeu fortemente, chamando-os de “raça de víboras” e questionando quem os ensinou a fugir da ira vindoura. João enfatizava a necessidade de produzir frutos dignos de arrependimento, destacando que mesmo sendo descendentes de Abraão, eles deveriam se arrepender verdadeiramente.

Além disso, João anuncia aquele que viria após ele, alguém mais poderoso do que ele, cujas alparcas (sandálias) ele não seria digno de carregar. Esse alguém batizaria não apenas com água para arrependimento, mas com o Espírito Santo e com fogo. E então, Jesus chega até João no Jordão para ser batizado por ele. João inicialmente se opõe, reconhecendo a superioridade de Jesus, mas Jesus afirma que era necessário cumprir toda a justiça e João então consente em batizá-lo. Quando Jesus sai da água, os céus se abrem, o Espírito Santo desce sobre Ele em forma de uma pomba e uma voz dos céus declara: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.

Perguntas frequentes sobre Mateus 3:

1. Quem era João Batista?

João Batista foi um profeta enviado por Deus para preparar o caminho para a vinda de Jesus Cristo. Ele pregava no deserto da Judéia, exortando as pessoas ao arrependimento e batizando aqueles que confessavam seus pecados.

2. Qual era a mensagem de João Batista?

A mensagem de João Batista era de arrependimento e preparação para a chegada do reino dos céus. Ele anunciava a vinda de alguém mais poderoso do que ele, que batizaria com o Espírito Santo e com fogo.

3. Qual foi a importância do batismo de Jesus por João?

O batismo de Jesus por João foi o início de Seu ministério público. Esse evento marcou a aceitação e o cumprimento da vontade de Deus e também demonstrou a identificação de Jesus com a humanidade, já que Ele se submeteu ao batismo de arrependimento mesmo sendo sem pecado. Além disso, o batismo de Jesus foi o momento em que o Espírito Santo desceu sobre Ele e Deus o identificou como Seu Filho amado.

Conclusão

O capítulo 3 de Mateus nos apresenta o início do ministério de João Batista e o batismo de Jesus por ele. A mensagem de João sobre o arrependimento e a vinda do reino dos céus continua relevante até hoje, pois todos nós precisamos nos arrepender, produzir frutos dignos de arrependimento e nos preparar para a volta de Jesus Cristo. O batismo de Jesus por João simbolizou o início de uma nova era e mostrou a humildade de Jesus ao se submeter ao batismo de arrependimento. A descida do Espírito Santo sobre Ele enfatizou a unção e autoridade divinas que estavam sobre Jesus. Que possamos valorizar as lições e ensinamentos contidos neste capítulo e aplicá-los em nossas vidas, vivendo de acordo com a vontade de Deus e buscando sempre nos arrepender e nos aproximar cada vez mais de Jesus Cristo.

Deixe um comentário