Miquéias 3

Miquéias 3 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então eu disse: Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel; não pertence a vós saber o juízo?

2 Vós que aborreceis o bem e amais o mal; que arrancais a pele de cima deles, e a carne de cima dos seus ossos;

3 E que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes quebrantais os ossos, e os repartis como para a panela, e como carne dentre o caldeirão;

4 Então clamarão ao Senhor, mas ele não lhes responderá; antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.

5 Assim diz o Senhor acerca dos profetas que fazem errar o meu povo, que clamam: Paz, as pessoas que lhes dão de comer, mas preparam guerra contra aqueles que nada lhes dão na boca;

6 Portanto vós vereis a noite, para que não haja visão; e vereis trevas, para que não haja adivinhação; e o sol se esconderá sobre os profetas, e o dia se enegrecerá sobre eles.

7 Então se envergonharão os videntes, e os adivinhadores se confundirão; sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus.

8 Mas, na verdade, eu estou cheio do poder do Espírito do Senhor, e de juízo, e de fortaleza, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.

9 Ouvi, agora, isto, vós chefes da casa de Jacó e governadores da casa de Israel, que abominais o juízo e perverteis tudo o que é direito,

10 Que edificais a Sião com sangue e a Jerusalém com iniquidade.

11 Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.

12 Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte da casa, como os altos de um bosque.

O capítulo 3 do livro do profeta Miquéias traz uma mensagem de reprovação e condenação aos líderes e governantes de Israel. Nesse trecho, o profeta denuncia a corrupção, a injustiça e a opressão praticadas por eles, assim como as falsas palavras dos profetas que enganam o povo. Através de palavras fortes e contundentes, Miquéias expõe a corrupção e a perversão dos líderes, alertando para a consequência trágica que isso trará sobre a cidade de Sião e Jerusalém.

Ao expor os pecados dos líderes, o profeta destaca a desumanidade e a violência praticadas por eles, que se aproveitam do poder para oprimir e explorar o povo. Miquéias condena especificamente aqueles que arrancam a pele e a carne do povo, numa clara referência à exploração e extorsão praticadas por esses líderes gananciosos. O profeta alerta que, mesmo clamando ao Senhor, eles não receberão resposta, pois seus atos são ímpios e malignos.

Além disso, o texto também denuncia os falsos profetas que enganam o povo com falsas palavras de paz, enquanto preparam guerra e se aproveitam daqueles que nada lhes oferecem. Miquéias afirma que esses profetas serão envergonhados e confundidos, pois não haverá resposta de Deus para eles.

Perguntas frequentes sobre Miquéias 3:

1. Quem é Miquéias?

Miquéias foi um profeta do Antigo Testamento que profetizou durante o reinado dos reis Jotão, Acaz e Ezequias, em Israel. Ele é autor do livro de Miquéias, que contém suas profecias e mensagens de Deus para o povo de Israel.

2. Qual é o tema central do capítulo 3 de Miquéias?

O tema central do capítulo 3 de Miquéias é a denúncia da corrupção e da injustiça praticadas pelos líderes e governantes de Israel, assim como a condenação dos falsos profetas que enganam o povo.

3. Qual é a mensagem principal do capítulo 3?

A mensagem principal do capítulo 3 de Miquéias é a advertência sobre as consequências trágicas da corrupção, da opressão e da exploração praticadas pelos líderes. O profeta anuncia o juízo de Deus sobre tais líderes e a destruição que virá sobre a cidade.

Conclusão

O capítulo 3 de Miquéias nos traz uma mensagem forte e atual sobre a importância da justiça, da honestidade e do respeito ao próximo nos governos e lideranças. Através da condenação dos líderes corruptos e dos falsos profetas, somos alertados sobre as consequências trágicas que a injustiça e a opressão trazem para uma nação. Miquéias nos ensina que a verdadeira liderança deve ser pautada pela responsabilidade, pela integridade e pelo cuidado com o povo. Que possamos sempre buscar a justiça e a retidão em todas as áreas de nossas vidas, seguindo o exemplo e as palavras de Deus.

Deixe um comentário