Números 30

Números 30 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o Senhor tem ordenado.

2 Quando algum homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando-se com obrigação, a sua palavra não aprofirirá; fará conforme tudo o que saiu da sua boca.

3 Quando também uma mulher fizer voto ao Senhor, e ligar-se com obrigação, estando na casa de seu pai, na sua mocidade,

4 E seu pai ouvir o seu voto, e a obrigação com que ligou a sua alma; e seu pai se calar para ela, todos os seus votos serão válidos, e toda a obrigação com que ligou a sua alma, será válida.

5 Mas se seu pai lhe vedar no dia em que o ouvir, todos os seus votos e todas as suas obrigações, com que ligou a sua alma, não serão válidos; e o Senhor a perdoará, porquanto seu pai lhe vedou.

6 E se lhe casar com algum marido, e se abater ou se ligar juramento com obrigação sobre a sua alma;

7 E seu marido o ouvir, e no dia em que o ouvir se calar para ela, então se firmarão os seus votos, e a sua obrigação, com que ligou a sua alma, será válida.

8 Mas se no dia em que ouvir seu marido, lho vedar, então anulará o voto que estava sobre ela, como também a obrigação pela qual estava ligada a sua alma; o Senhor a perdoará.

9 Porém o voto da viúva, e da repudiada, tudo com que ligar a sua alma, será válido.

10 E se fez na casa de seu marido um voto, ou pronunciou com obrigação sobre a sua alma;

11 E seu marido o ouviu e se calou para ela, e lhos não vedou, então todos os seus votos serão válidos, e toda a obrigação com que ligou a sua alma, será válida.

12 Mas se privou deles seu marido, no dia em que o ouviu, anulará qualquer voto dela e a obrigação que sobre ela estava; o Senhor a perdoará.

13 Todo voto, e todo juramento de obrigação para humilhar a alma, seu marido o confirmará, ou seu marido o anulará.

14 Porém, se seu marido de todo se calar para ela, desde o dia em que o ouviu, então confirmará todo o voto dela que estava sobre ela; e toda a obrigação pela qual jurou, será válida.

15 Mas se seu marido lhos anular no dia em que o ouviu, tudo quanto sair dos seus lábios quanto a votos do seu juramento, não será válido; seu marido o anulou, e o Senhor a perdoará.

16 Todo voto, e todo juramento de obrigação, para afligir a alma, o confirmará seu marido, ou o anulará.

17 Porém se seu marido de todo se calar para ela, desde o dia em que o ouviu, então o confirmará; porque o ouviu seu marido, e no dia em que o ouviu se calou para ela, então confirmará o seu voto que tinha, e a obrigação que sobre ela estava;

18 Mas se ao outro dia da notícia de seu marido, lho vedar, então anulará o voto com que ligou a sua alma, porque o lhe vedou seu marido, e o Senhor a perdoará.

19 Todo voto, e todo juramento de obrigação para afligir a alma, seu marido o confirmará, ou seu marido o anulará.

20 Porém se de todo se calar para ela, e não lho vedar nenhum dia, então confirmará todos os seus votos, e todas as suas obrigações que ligam a sua alma, ser-lhe-ão válidas; com que confirmá-las-á, porque se calou para ela seu marido.

21 Porém se de todo as anular, depois de as ouvir, toda a obrigação que saiu dos seus lábios, concerning a seus votos e quanto à obrigação para afligir a sua alma, o seu marido as anulou; o Senhor a perdoará.

22 Se seu marido lhe não disser nada no dia em que o ouviu, então confirmará todas as obrigações dela, ou todos os votos dela, que sobre ela estão; confirmá-los-á, pois, porque no dia em que o ouviu se calou para ela.

23 Mas se depois de ouvir a anular, então levará esta iniquidade.

24 Estas são as leis que o Senhor mandou a Moisés, entre o homem e sua mulher, entre pai e sua filha, estando ela em sua mocidade, na casa de seu pai.

O capítulo 30 do livro de Números trata da questão dos votos e das obrigações feitas ao Senhor. Moisés instrui os líderes das tribos de Israel sobre como lidar com os votos feitos por homens e mulheres. Os votos feitos por uma mulher jovem enquanto ainda morava com seu pai poderiam ser anulados por ele, caso ele não concordasse com eles. Da mesma forma, um marido também poderia anular os votos de sua esposa.

Perguntas Frequentes sobre Números 30

1. Quais são as leis sobre votos e obrigações no livro de Números?

No livro de Números, as leis sobre votos e obrigações estabelecem que os votos feitos ao Senhor devem ser cumpridos, mas existem situações em que esses votos podem ser anulados pelos pais de uma mulher jovem ou por seu marido.

2. Por que um pai ou um marido poderiam anular os votos de uma mulher?

O pai ou o marido poderiam anular os votos de uma mulher porque eles tinham autoridade sobre ela. Se um pai ou um marido achasse que o voto seria prejudicial ou injusto para a mulher, eles podiam anulá-lo.

3. As mulheres tinham o mesmo poder para anular os votos de seus maridos?

No livro de Números, não há menção de mulheres anulando os votos de seus maridos. As leis mencionam apenas a autoridade dos pais e dos maridos sobre as mulheres.

4. Quais são as consequências de não cumprir um voto ou uma obrigação feita ao Senhor?

As consequências de não cumprir um voto ou uma obrigação feita ao Senhor variam de acordo com o contexto. No entanto, o Senhor também mostra misericórdia e pode perdoar uma pessoa caso seu pai ou marido anule o voto ou a obrigação.

Conclusão

O capítulo 30 de Números estabelece as leis sobre votos e obrigações feitas ao Senhor. Essas leis mostram a importância da autoridade dos pais e dos maridos sobre as mulheres. Além disso, evidenciam a necessidade de cumprir os compromissos feitos com Deus, mas também destacam a possibilidade de anulação dos votos e a misericórdia do Senhor. É um capítulo que nos ensina sobre obediência, proteção e perdão divinos.

Deixe um comentário