Números 7

Números 7 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E aconteceu, no dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o santificou com todos os seus pertences, como também o altar e todos os seus utensílios, e os santificou;

2 que trouxeram cada um a sua oferta, perante a face do Senhor, seis cobertas de linho fino, porém uma coberta de pêlos de cabras; e trouxeram também cada um os seus carros debaixo dos mesmos couros.

3 E trouxeram as suas ofertas, perante a face do Senhor: seis carros cobertos de cobertas, e doze bois; por cada dois príncipes um carro, e a cada um uma porção de príncipe, e todos trouxeram ofertas de prata e ouro.

4 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:

5 Toma-os deles, para o serviço da tenda da congregação; a darás aos levitas, cada um segundo o seu ministério.

6 Então Moisés tomou os carros e os bois, e os deu aos levitas.

7 E os dois carros e os quatro bois deu aos filhos de Gérson, segundo o seu ministério.

8 E os quatro carros e os oito bois deu aos filhos de Merari, segundo o seu ministério; debaixo das mãos de Itamar, filho de Arão, o sacerdote, os deu.

9 Mas aos filhos de Coate não os deu, porque o ministério do santuário era sobre eles; nos ombros o deviam levar.

10 E trouxeram as suas ofertas diante do Senhor: seis carros cobertos de cobertas e doze bois; a cada carro dão a cada dois príncipes, e a cada um uma porção de príncipe; e trouxeram-nas diante do tabernáculo.

11 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

12 Recebe-os da parte deles, que sejam para o serviço da tenda da congregação, e os dá aos levitas; por sorte os repartirás entre os filhos de Gérson, e entre os filhos de Merari.

13 E os repartirás segundo os seus carros e suas ovelhas, porém aos filhos de Coate não lhes darás, para que não morram; porque o ministério do santuário é sobre eles.

14 E trouxeram os carros, cada um com a sua junta de bois, a Moisés, no entanto que os bois se davam aos filhos de Merari, e os carros aos filhos de Gérson.

15 Os filhos de Merari os tomaram, segundo o seu ministério, porém não lhes deram as ovelhas e os bois, por ser o seu ministério levarem-nas, trazendo-as diante do tabernáculo da congregação.

16 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

17 Toma os filhos de Gérson também, segundo as casas de seus pais, segundo as suas famílias, dos da idade de trinta anos e daí para cima, até aos cinquenta anos, porás as suas tropas, para o serviço na tenda da congregação.

18 Estes são os que têm o cargo dos utensílios do tabernáculo da congregação e o seu ministério nos filhos de Gérson: de todas as suas cargas.

19 Este é o ministério dos filhos de Gérson na tenda da congregação, e o seu cargo será debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

20 E das pedras de ônix, e das pedras para engastes, para o éfode, e para o peitoral.

21 E trouxeram as ofertas do Senhor o seu ministério, cada um no seu serviço e cada um no seu cargo, segundo a sua ordenança, pelo ministério dos filhos de Coate.

22 E foram os que foram contados deles pelo número de todo o número dos Levitas, os quais Moisés e Arão contaram por mandado do Senhor, por seus nomes todos, cada um de vinte anos para cima.

23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

24 Este é o serviço dos filhos de Gérson em todo o seu serviço e em todo o seu cargo;

25 para levar as cortinas do tabernáculo da congregação, e a tenda da congregação, a sua coberta, e a coberta de peles de carneiro, a coberta de cima;

26 e a cortina do átrio, e a cortina da entrada da porta do átrio, que está junto ao tabernáculo e junto ao altar em redor, e as suas cordas em todos os seus serviços.

27 E aos filhos de Coate, que é o ministério do lugar santíssimo, cada um dos homens levará nas suas cargas.

28 E estes são seus cargos, segundo todo o seu ministério na tenda da congregação, pelas mãos de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

O capítulo 7 de Números retrata o momento em que cada príncipe das tribos de Israel trouxe sua oferta perante o Senhor, logo após a conclusão da construção e santificação do tabernáculo. Cada príncipe trouxe cobertas de linho fino e uma coberta de pelos de cabras, além de carros e bois para o transporte dos pertences do tabernáculo. Moisés então entregou os carros e bois aos levitas para serem utilizados em seu serviço.

Perguntas frequentes:

1) Por que cada príncipe trouxe uma oferta perante o Senhor?

Os príncipes trouxeram suas ofertas como forma de adoração e contribuição para o serviço do tabernáculo da congregação.

2) Qual foi o papel dos levitas nesse capítulo?

Os levitas receberam os carros e bois dos príncipes para utilizarem em seu serviço de transporte dos pertences do tabernáculo.

3) Por que os filhos de Coate não receberam os carros e bois?

Os filhos de Coate tinham o ministério do santuário sobre eles, portanto, eles levavam os pertences do tabernáculo nos ombros.

4) Qual era a função específica dos filhos de Gérson e dos filhos de Merari?

Os filhos de Gérson eram responsáveis por levar as cortinas do tabernáculo e os filhos de Merari tinham o cargo dos utensílios do tabernáculo.

Conclusão

O capítulo 7 de Números nos mostra a importância da adoração e contribuição para o serviço de Deus. Cada príncipe trouxe sua oferta perante o Senhor como um ato de devoção e fidelidade. Além disso, os levitas receberam os carros e bois para auxiliarem no transporte dos pertences sagrados. É um capítulo que ressalta a importância do serviço dedicado a Deus e a organização do trabalho dentro do tabernáculo.

Deixe um comentário