Oséias 11

“Oséias 11” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.

2 Mas, como eu os ensinava andar, segurando-os pelos seus braços, não entenderam que era eu quem os curava.

3 Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei a comer, e lhes dei a comer.

4 Não voltarão para a terra do Egito; mas a Assíria lhe será por rei, porque recusaram converter-se a mim.

5 Cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus âncoras, e as devorará, por causa dos seus próprios conselhos.

6 E o meu povo está inclinado em desviar-se de mim; ainda que clamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.

7 Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Como te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem.

8 Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não virei com ira.

9 Andarão após o Senhor, que bramirá como leão; porque ele bramará, e os filhos, tremendo, correrão desde o ocidente.

10 Virão, pois, com temor para o Senhor, e a sua bondade se manifestará no fim dos dias.

Oséias 11 é um capítulo do livro de Oséias, o qual faz parte do Antigo Testamento da Bíblia. O livro de Oséias é uma profecia que descreve a relação entre Deus e o seu povo, Israel, utilizando o relacionamento conjugal entre Oséias e sua esposa infiel, Gômer, como uma metáfora. Neste capítulo em específico, encontramos uma mensagem de amor e misericórdia de Deus para com Israel. No início do capítulo, Deus expressa o seu amor por Israel, comparando-o a um filho amado que ele chamou do Egito. Deus relembra os momentos em que cuidou do seu povo, como um pai cuida de seu filho, e o curou de suas doenças. Ele os atraiu com cordas de amor, livrando-os dos jugos e fornecendo-lhes alimento. Entretanto, apesar de todo esse amor e cuidado, o povo de Israel se afastou de Deus. Eles se recusaram a se converter a Ele e buscaram outros reis e alianças, como a Assíria. Essa escolha resultaria no julgamento divino sobre eles, com a queda de suas cidades e a destruição causada pelos próprios conselhos errados. Mesmo diante da rebeldia de Israel, Deus demonstra sua compaixão e tristeza. Ele questiona como poderia abandonar seu povo e entregá-los à destruição. Sente-se comovido em seu coração e suas compaixões são despertadas. Deus decide não executar seu furor e não trazer ira sobre seu povo, pois Ele é Deus e não homem, o Santo no meio de Israel. No final do capítulo, encontramos uma profecia de redenção. Os filhos de Israel caminharão após o Senhor, que bramará como um leão, e eles tremerão e correrão em temor desde o ocidente. Eles buscarão o Senhor com reverência e a bondade do Senhor será manifesta no fim dos dias.

Perguntas frequentes

1. Qual é a mensagem principal do capítulo 11 de Oséias?

A mensagem principal deste capítulo é sobre o amor incondicional de Deus por seu povo, Israel, e sua compaixão mesmo diante de sua rebeldia. Apesar das consequências dos pecados de Israel, Deus demonstra misericórdia e promete redenção.

2. Por que Israel foi comparado a um filho amado no início do capítulo?

Israel foi comparado a um filho amado para enfatizar o amor de Deus por seu povo. Assim como um pai ama e cuida de seu filho, Deus amou e cuidou de Israel desde sua saída do Egito.

3. O que significa o bramido como leão mencionado no verso 9?

O bramido como leão é uma figura poética para descrever a voz de Deus que irá convocar seu povo ao arrependimento. Assim como um leão brama, sua voz será poderosa e impactante, fazendo os filhos de Israel tremerem e correrem para o Senhor.

Conclusão

O capítulo 11 de Oséias é repleto de amor, compaixão e redenção. Deus demonstra seu amor incondicional por seu povo, Israel, e seu desejo de redimi-los, apesar de sua rebeldia. Através dessa mensagem, somos lembrados da graça e misericórdia divinas, que estão sempre disponíveis para aqueles que se arrependem e buscam o Senhor. Que possamos também reconhecer a manifestação do amor de Deus em nossas vidas e caminhar em obediência aos seus mandamentos.

Deixe um comentário