Romanos 15

“Romanos 15” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos.

2 Cada um de nós deve agradar ao próximo para o seu bem, para construí-lo.

3 Pois também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”.

4 Tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, para que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

5 Que o Deus que dá perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

6 para que um com o outro vocês promovam a glória de Deus, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.

7 Aceitem-se, assim como Cristo os aceitou, para a glória de Deus.

8 Digo-lhes que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, em favor da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

9 para que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Portanto, eu te louvarei entre os gentios; cantarei louvores ao teu nome”.

10 E ainda diz: “Alegrem-se, gentios, com o seu povo”.

11 E ainda: “Louvem o Senhor, todos os gentios; os povos todos o louvem”.

12 E Isaías diz: “A raiz de Jessé brotará, e aquele que se levantará para governar os gentios; nele os gentios esperarão”.

13 Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

O capítulo 15 de Romanos aborda a importância da união, da paciência e do encorajamento mútuo entre os cristãos. Paulo enfatiza que aqueles que são mais fortes devem suportar as fraquezas dos fracos em vez de buscar agradar somente a si mesmos. Seguindo o exemplo de Cristo, que não procurou agradar a si mesmo, os cristãos são encorajados a buscar a edificação do próximo.

Além disso, Paulo lembra os crentes que todas as Escrituras foram escritas para ensino e exortação, destacando a importância da perseverança e do bom ânimo encontrados na Palavra de Deus. Ele orou para que Deus concedesse aos crentes um espírito de unidade, a fim de promoverem a glória de Deus juntos.

Paulo também discute o papel de Cristo como servo dos que são da circuncisão, cumprindo as promessas feitas aos patriarcas. Ele enfatiza que a salvação e a misericórdia de Deus são estendidas também aos gentios, permitindo-lhes glorificar a Deus.

Perguntas Frequentes

1. Qual é a mensagem principal do capítulo 15 de Romanos?

A mensagem principal do capítulo 15 de Romanos é a importância da união, da paciência e do encorajamento entre os cristãos. Devemos suportar as fraquezas dos fracos e buscar a edificação mútua, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

2. Por que Paulo menciona as Escrituras no versículo 4?

Paulo menciona as Escrituras no versículo 4 para destacar que tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar e para que, através da perseverança e do bom ânimo encontrados nas Escrituras, possamos manter nossa esperança.

3. O que significa ser servo dos que são da circuncisão?

Ser servo dos que são da circuncisão significa que Cristo veio para confirmar as promessas feitas aos patriarcas e para trazer a salvação ao povo judeu. Ele foi enviado para cumprir as promessas feitas a esse grupo específico, mostrando a fidelidade de Deus.

Conclusão

O capítulo 15 de Romanos nos lembra da importância da unidade, do encorajamento mútuo e da busca pela edificação do próximo. Devemos suportar as fraquezas dos fracos, seguindo o exemplo de Cristo, e encontrar perseverança e ânimo nas Escrituras. Através dessa postura, promovemos a glória de Deus e desfrutamos da esperança e paz que vêm através do Espírito Santo. Que possamos aplicar esses princípios em nossas vidas e viver de acordo com a vontade do Senhor.

Deixe um comentário