Salmos 15

Salmos 15 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo.

4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.

5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

O Salmo 15 é um convite à comunhão com Deus e à vida de retidão diante dEle. O salmista pergunta quem habitará no tabernáculo e no monte santo do Senhor, referindo-se a quem terá acesso à presença de Deus. A resposta é dada através das características daqueles que são considerados dignos: aqueles que vivem com sinceridade, praticam a justiça, falam a verdade em seus corações, não difamam com a língua, não fazem mal ao próximo, não aceitam afronta contra o próximo, não desprezam o réprobo, honram os que temem ao Senhor, não mudam mesmo quando juram com dano próprio, não emprestam dinheiro com juros e não recebem suborno para condenar o inocente. Aqueles que vivem dessa forma são firmes e seguros, sem abalo.

Perguntas frequentes sobre o Salmo 15:

1. Quais são as características das pessoas que podem habitar na presença de Deus?

As características das pessoas que podem habitar na presença de Deus, segundo o Salmo 15, são: andar sinceramente, praticar a justiça, falar a verdade no coração, não difamar com a língua, não fazer mal ao próximo, não aceitar afronta contra o próximo, não desprezar o réprobo, honrar os que temem ao Senhor, não mudar mesmo quando juram com dano próprio, não emprestar dinheiro com juros e não receber suborno contra o inocente.

2. Por que essas características são importantes?

Essas características são importantes porque refletem uma vida de retidão e temor a Deus. Elas mostram o compromisso de agir de acordo com a vontade de Deus e promovem a harmonia e a bondade nas relações com o próximo. Além disso, são expressões de confiança e lealdade ao Senhor, demonstrando que aqueles que as possuem têm um relacionamento íntimo com Ele.

3. Como podemos aplicar essas características em nossa vida?

Podemos aplicar essas características em nossa vida buscando uma vida de integridade e obediência a Deus. Isso implica em praticar a justiça em todas as áreas da nossa vida, buscar a verdade em nossas palavras e ações, ser cuidadosos com as nossas relações interpessoais, honrar a Deus e às pessoas que O temem, ser fiéis em nossos compromissos mesmo quando isso traz prejuízo pessoal, ser generosos e compassivos com o próximo e evitar qualquer prática desonesta ou injusta.

Conclusão:

O Salmo 15 nos desafia a viver uma vida de retidão e temor a Deus. As características apresentadas mostram-nos como nos aproximar da presença do Senhor e como sermos pessoas justas, honestas e íntegras em todas as áreas da nossa vida. Quando buscamos viver dessa forma, experimentamos a segurança e a firmeza que vêm da comunhão com Deus. Que possamos ser pessoas que refletem as características do Salmo 15 em nosso viver diário, a fim de caminhar na presença de Deus e sermos agentes de transformação neste mundo.

Deixe um comentário