1 Samuel 1:10-11 – A oração fervorosa de Ana por um filho

A Oração Fervorosa de Ana por um Filho

Já faz alguma décadas que eu percebi algo intenso nas páginas da Bíblia. Havia uma mulher em 1 Samuel 1 cuja sinceridade do coração e fervor em sua oração fizeram de suas palavras uma inspiração para milhares de pessoas. Seu nome era Ana, e este é o relato de sua oração fervorosa por um filho.

1 Samuel 1:10-11 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atenderes à aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Interpretando a Oração de Ana

Ana estava desesperada. Ela se sentia excluída, menosprezada, e acima de tudo, infértil. No entanto, sua aflição a levou a um relacionamento mais profundo com Deus. A história de Ana nos ensina uma grande lição: A oração fervorosa e sincera sempre alcança o coração de Deus. Em Salmos 34:17 lemos: “Os justos clamam, e o Senhor os ouve; ele os livra de todas as suas tribulações”.

Além do Pedido

Note que Ana não estava apenas pedindo um filho, mas fez um voto a Deus de que, se concedido, este filho seria dedicado a Ele em serviço todo o tempo de sua vida. Ao fazer isso, ela apresentou uma lição maravilhosa para nós sobre a importância de entregar a Deus os presentes que Ele mesmo nos dá (ver Gênesis 22).

Perguntas Sobre o Tema

O que Ana fez após Deus atender sua oração?

Ana cumpriu o voto que fez. Após o desmame do filho Samuel, ela o levou ao templo e o dedicou a Deus. Veja 1 Samuel 1:24.

Deus responde a todas as nossas orações fervorosas como respondeu a de Ana?

Deus ouve todas as nossas orações, no entanto, a maneira pela qual Ele escolhe responder pode não ser a que esperamos. Às vezes, Sua resposta pode ser um “não” ou “espere”, e precisamos confiar que Ele sabe o que é melhor para nós, conforme o ensinado em Provérbios 3:5-6.

Conclusão

A sinceridade e o fervor na oração de Ana é um lembrete para todos nós. Independentemente do que estejamos passando na vida, devemos nos aproximar de Deus com um coração humilde e verdadeiro, sabendo que Ele ouve e responde. Ana não recebeu apenas a dádiva da maternidade, mas a honra de ser mãe de um dos maiores profetas da Bíblia, Samuel. E ela desprezou o presente no altar de Deus porque sabia que ‘a porção do Senhor é o seu povo; Jacó, a corda da sua herança.’ Deuteronômio 32:9.

Vamos aprender que a oração fervorosa tem um poder maior do que imaginamos. Ela vale mais do que todas as riquezas deste mundo porque permite que entremos no Santo dos Santos, nos aproximando de Deus – o que é mais precioso que qualquer bem.

Deixe um comentário