2 Reis 5:14 – A cura de Naamã, o sírio

A cura de Naamã, o sírio

2 Reis 5:14 E desceu Naamã, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino pequeno, e ficou limpo.

Desenvolvendo o Tema

Depois de servir muitos anos como pastor, posso afirmar que um dos eventos mais notáveis na Bíblia é certamente a cura de Naamã, o sírio. Essa história nos ensina muitas coisas sobre fé, humildade e a soberania de Deus. E não, este não é apenas um texto sobre a cura física, mas sobre a cura espiritual que só pode vir através de Jesus Cristo.

O orgulho de Naamã

Naamã era um sírio importante. Ele era o comandante do exército, um homem de respeito e de grande reputação. Mas ele também era leproso. Quando ele foi orientado pelo profeta Eliseu a lavar-se no Rio Jordão para ser curado, Naamã ficou insultado. Que tipo de Deus pediria que um homem de sua posição fizesse algo tão humilhante?

Quando o Orgulho Encontra a Humildade

O orgulho de Naamã quase o impediu de receber a sua cura. Felizmente, seus servos o convenceram a obedecer as instruções de Eliseu e a mergulhar no Jordão sete vezes. E assim que ele fez, “sua carne tornou-se como a carne de um menino pequeno, e ele ficou limpo” – uma bela lembrança de como a fé e a humildade podem levar à transformação e à cura.

Perguntas Sobre o Tema

Por que o profeta Eliseu não saiu para encontrar Naamã?

Eliseu queria mostrar a Naamã que não era ele, o profeta, mas Deus quem tinha o poder de curar. Eliseu queria que Naamã reconhecesse Deus como o verdadeiro curador.

Por que Deus curou Naamã, um gentio, e não um israelita?

A graça de Deus se estende a todas as pessoas, independentemente da raça, classe social ou religião. Na histórias de Naamã, Deus mostra que todo aquele que chamar o nome do Senhor será salvo.

Conclusão

Na história da cura de Naamã, Deus nos mostra mais uma vez o quão ilimitado é o Seu amor e o Seu poder. Ele nos lembra que ninguém importa o quão grande e forte possa ser, é completamente impotente quando confrontada com a realidade de nossas fraquezas inerentes e pecados. Mas Deus, em Sua infinita misericórdia, nos oferece a cura e a salvação através de Jesus Cristo – a única cura verdadeira para todas as nossas doenças, pecados e falhas.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x