2 Samuel 24:24 – Davi compra a eira de Araúna para oferecer sacrifícios

Davi compra a eira de Araúna para oferecer sacrifícios

2 Samuel 24:24 E o rei disse a Araúna: Não! antes por preço em dinheiro to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos à toa. Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.

Permanece em minha memória a história de Davi compra a eira de Araúna, uma história que me marcou desde a primeira vez que a li na Bíblia. É dela que nós, cristãos, podemos tirar preciosas lições durante toda a nossa caminhada.

Através deste gesto, Davi nos ensina a importância do sacrifício pessoal ao Deus que tanto amamos. Neste texto bíblico, Davi se recusa a oferecer um sacrifício que não lhe custou nada. Seu amor e respeito por Deus eram tão grandes que sentiu necessidade de fazer um sacrifício que realmente representasse o seu esforço e dedicação.

A importância do sacrifício no Antigo Testamento

Para compreender a importância do sacrifício feito por Davi, vamos relembrar um pouco sobre o contexto do Antigo Testamento. Durante este período, os sacrifícios eram uma parte central do relacionamento entre os israelitas e Deus. Por meio dos sacrifícios, eles expressavam arrependimento, gratidão e devoção ao Senhor. Os sacrifícios eram realizados regularmente nos tabernáculos e templos, como estabelecido na lei mosaica.

A mensagem por trás da oferta de Davi

Veja a dádiva de Davi como uma maneira de reconhecer que tudo que possuímos vem de Deus. Davi não quis oferecer a Deus algo que ele havia recebido de graça. Reconhecia que seu sacrifício devia ser algo que lhe custasse caro, assim como custou a Deus dar seu único Filho para salvar a humanidade. Jesus, o Cordeiro de Deus, é o sacrifício supremo que a Bíblia nos mostra em João 1:29 e Hebreus 9:26.

Perguntas Sobre o Tema

O que representa a eira para os Israelitas?

A eira é uma superfície plana, geralmente localizada em lugares altos, usada para separar o grão de trigo da palha. É um símbolo de purificação e julgamento na Bíblia.

Por que Davi comprou a eira de Araúna?

Davi comprou a eira de Araúna com o objetivo de edificar um altar ao Senhor e fazer uma oferta para expiar a culpa que sentia após ter realizado um censo desautorizado de Israel e Judá.

Conclusão

Ao comprar a eira, Davi mostrou seu compromisso pessoal com Deus, seu amor incondicional e o valor que deu aos princípios divinos. O sacrifício de Davi foi um ato de adoração genuína, e ele é lembrado por sua devoção a Deus. Trazendo isso para nossas vidas, ficamos com a lição de que tudo que entregamos a Deus, seja nos nossos recursos, tempo ou talentos, deve ser dado com amor, respeito e sinceridade. Nossas ofertas a Deus devem ser significativas e estar alinhadas com o reconhecimento de que tudo pertence a Ele.

Deixe um comentário