coríntios 13 linguagem dos anjos

Entendendo a Linguagem dos Anjos em Coríntios 13

No vasto universo do conhecimento bíblico, a passagem dos “Coríntios 13” é uma das mais belas e conhecidas. Trazendo um importante ensinamento sobre o amor, este capítulo nos instiga a pensar e aprofundar nossa compreensão sobre um aspecto em particular: a linguagem dos anjos.

1 Coríntios 13:1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou o prato que retine.

A Incognoscível Linguagem dos Anjos

Este versículo é muito interessante, pois fala sobre uma linguagem inacessível aos seres humanos, a linguagem dos anjos. Note que Paul, o autor dos coríntios, fala dessa linguagem de maneira hipotética. Ele não está afirmando ter essa habilidade, mas sim ponderando que, mesmo possuindo tal habilidade extraordinária, ela seria inútil sem o amor. Isso ressalta a centralidade do amor na vida cristã.

Mas o que seria exatamente essa linguagem dos anjos? Não temos detalhes sobre ela na Bíblia. O que sabemos, através dos escritos de Paulo, é que há diferenças claras entre a linguagem dos seres humanos e a dos anjos. E uma dessas diferenças reside no fato de que a linguagem dos anjos é algo extraordinário e misterioso.

A Importância do Amor

Apesar disso, Paulo deixa claro que a importância não está em dominar a linguagem dos anjos, mas em praticar o amor. Ele declara que, independentemente das capacidades que possamos ter, sem amor nada teríamos. Na verdade, este é um ensinamento constante em toda a Bíblia. Por exemplo, veja como o amor é colocado como a grande ordem em Mateus 22:36-40.

Mateus 22:37-40 Jesus respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Esse é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Todos os Mandamentos da Lei e dos Profetas dependem desses dois mandamentos.’

Perguntas Sobre o Tema

O que é linguagem dos anjos?

É uma expressão usada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13:1. A expressão em si é grandemente desconhecida e não temos detalhes sobre sua natureza na Bíblia. O propósito de Paulo, ao utilizar essa expressão, parece ser mais para enfatizar a supremacia do amor do que para definir uma linguagem literal dos seres celestiais.

Quanta importância a Bíblia dá ao amor?

A Bíblia dá ao amor uma importância suprema. De acordo com Jesus, o maior mandamento é amar a Deus e amar ao próximo. Em 1 Coríntios 13, o Apóstolo Paulo fala sobre a primazia do amor, afirmando que mesmo os dons e habilidades mais extraordinárias não têm valor se não forem guiados pelo amor.

Conclusão

No final de nossa jornada através das páginas de Coríntios 13, compreendemos que a verdadeira riqueza não está em conhecer ou dominar a linguagem dos anjos, mas em cultivar o amor – este profundo e incondicional amor que Deus tem por nós e nos chama para ter uns pelos outros. Portanto, que possamos nos esforçar a cada dia para viver esse amor e, assim, refletir a realidade do Reino de Deus em nosso meio.

Deixe um comentário