Eclesiastes 12:13 – O propósito essencial da vida

Ao longo do meu caminho, convivi com inúmeras pessoas que passam grande parte do tempo debatendo sobre o que seria o propósito da vida. Ironicamente, muitas dessas pessoas já possuem a resposta em suas mãos. Hoje, baseado em minha experiência e reflexões, quero trazer à luz uma leitura esclarecedora a partir do livro de Eclesiastes, especificamente o versículo 12:13.

Eclesiastes 12:13 – O propósito essencial da vida

Capítulo 12:13 “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem.”

Existem maravilhas nas palavras deste versículo, cheias de ensinamento e reflexão. Nos deparamos com a expressão do propósito máximo ao qual todos somos chamados: Temer a Deus e guardar seus mandamentos. Mas o que quer realmente dizer? Como se dá esta prática na vida diária? Como este versículo se conecta com outros ensinamentos da Bíblia?

Desenvolvimento

O “temor a Deus” à primeira vista pode parecer uma experiência temerosa, mas na realidade trata-se da reverência e consideração devida à a Deus por sua santidade, poder e amor. O temor de Deus leva ao cumprimento de seus mandamentos que são princípios orientadores revelados a nós através das Escrituras Sagradas. Encontramos em Provérbios 9:10 a afirmação de que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, um convite a nos aproximarmos de Deus através da obediência.

Perguntas Sobre o Tema

Por que o temor a Deus é essencial?

O temor a Deus é uma forma de reconhecermos sua soberania e majestade. Isto nos torna humildes e submissos diante do nosso Criador, levando-nos a obedecer os seus mandamentos, que resulta em uma vida plena e abençoada.

Podemos chegar a conhecer o propósito da nossa vida fora de Deus?

Segundo as Escrituras, encontramos a totalidade do nosso propósito em Deus, nosso criador. Buscar o propósito fora de Deus é buscar em vão, pois a verdadeira vida está nele, através do seu filho Jesus Cristo.

Conclusão

O propósito essencial da vida não é apenas um tema para ser debatido ou discutido em simpósios, mas para ser experimentado em nossas vidas diárias. É no caminho da obrigatoriedade moral, de temer a Deus e guardar seus mandamentos, onde encontramos nosso verdadeiro propósito e encontramos a verdadeira paz e satisfação, conforme João 14:27. Que a nossa busca pelo sentido e propósito da vida sempre nos torne mais íntimos do nosso Criador, alcançando a vida plena que Ele tem para nós.

Deixe um comentário