Êxodo 12:13 – Instituição da Páscoa e a proteção pelo sangue

Para aqueles de nós em busca de compreensão, uma das belezas da Bíblia é a profundidade inesgotável e a riqueza que ela oferece. Neste post, examinaremos o versículo do Êxodo 12:13 e exploraremos o significado por trás das palavras que detalham a instituição da Páscoa e a proteção proporcionada pelo sangue do cordeiro.

Êxodo 12:13 “Quando eu vir o sangue, passarei por cima de vocês, e nenhum mal atual os atingirá, quando eu atingir o Egito.” (NVT)

Aqui, Deus está dando instruções claras aos israelitas sobre como eles podem evitar o mortal décimo golpe que Ele determinou que cairia sobre o Egito.

Significado Profundo do Simbolismo Bíblico

Este versículo é cheio de significados profundos e simbolismos e para compreendê-los, é importante fazer uma análise abrangente de toda a passagem de Êxodo 12.

Ao falar de sangue, Deus está se referindo ao sangue do cordeiro da Páscoa – o cordeiro sacrificado que foi morto no lugar do primogênito de Israel. Este ato de substituição que preservou a vida de um israelita é uma ilustração magnífica do que Cristo, o “Cordeiro de Deus”, fez por todos nós na cruz, conforme detalhado em João 1:29.

Perguntas Sobre o Tema

Por que o sangue era necessário?

O sangue era um sinal para o anjo da morte passar por cima das casas dos israelitas e, assim, poupar suas vidas. Ele representava o sacrifício e a substituição – o cordeiro morreu para que o primogênito pudesse viver.

O que a Páscoa representa para os cristãos?

Cristãos em todo o mundo celebram a Páscoa em lembrança da ressurreição de Jesus Cristo, o Cordeiro final e perfeito, que foi sacrificado para a remissão de nossos pecados, como prometido em João 11:25-26.

O que significa “quando eu vir o sangue, passarei por vocês”?

Esta declaração significa que se Deus visse o sangue, Ele não permitiria que o anjo da morte atingisse a casa. O sangue protegia a vida daqueles dentro da casa.

Conclusão

É verdadeiramente adorável como a Bíblia, escrita há milhares de anos, ainda carrega mensagens profundas e poderosas, também para nós hoje. Essa passagem de Êxodo nos lembra da graça de Deus pelo sacrifício de Seu único Filho, que nos proporciona proteção do juízo divino e a promessa de vida eterna.

Deixe um comentário