Êxodo 16:4 – Providência divina do maná

Certa vez, Deus falou a Moisés enquanto o povo de Israel estava no deserto, a caminho da Terra Prometida. E foi neste contexto que foi pronunciada uma das mais notáveis afirmações na Bíblia: a promessa do maná.

Passamos a vida toda tentando nos prover. Queremos ser autossustentáveis, independentes. Mas a realidade é que não podemos viver sozinhos. Somos criaturas dependentes: precisamos de ar para respirar, água para beber, alimento para comer, e acima de tudo, precisamos de Deus.

Para ilustrar essa verdade, vamos traçar nosso estudo em cima do versículo do Êxodo 16:4:

Êxodo 16:4 “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.”

Providência Divina

A maravilhosa provisão de Deus, o maná, literalmente caiu do céu todos os dias. Israel não merecia, não podia produzí-lo, não podia estocá-lo, simplesmente tinha que aceitá-lo e confiar que seria providenciado dia após dia – exatamente como a graça de Deus em nossas vidas.

Interessante que esse tema da celebração da provisão divina é reforçado em Gênesis 14, quando Melquisedeque, rei de Salém, traz pão e vinho, um gesto simbolizando a provisão de Deus, que é repetido quando Jesus oferece pão e vinho durante a Última Ceia.

Perguntas Sobre o tema

O que significa maná?

O termo maná é uma referência à provisão miraculosa de Deus para o povo de Israel enquanto eles vagavam pelo deserto após o Êxodo do Egito. O maná é descrito na Bíblia como semelhante a sementes de coentro, branco e com sabor de bolos com mel.

De que forma a provisão divina do maná se relata à nossa vida atual?

O maná no deserto é uma representação simbólica da dependência do povo de Deus de Sua provisão diária. Isso se aplica a nós hoje, pois, como crentes, somos chamados a depender diariamente de Deus para prover nossas necessidades.

Conclusão

A história do maná no deserto é um testemunho poderoso da providência de Deus e um lembrete para nós hoje de que, em todas as circunstâncias, Deus provê para nosso bem. Que nós também possamos aprender a viver um dia de cada vez, confiando no cuidado generoso do nosso Senhor. “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” – Mateus 6:11.

Deixe um comentário