Gênesis 50:20 – A soberania de Deus na transformação do mal em bem

Gênesis 50:20 – A soberania de Deus na transformação do mal em bem

Ao longo das minhas cinco décadas de ministério, temos investigado diversos temas bíblicos. Hoje, vamos explorar um ensinamento que sempre me intrigou e de certo modo, confortou: A soberania de Deus na transformação do mal em bem.

Génesis 50:20 – “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para fazer, como se vê neste dia, que se conserve muita gente em vida.”

Desenvolvimento

Esse versículo refere-se ao patriarca José e os seus irmãos. Por inveja, os irmãos de José planejaram sua morte, mas ao final, ele foi vendido como escravo para o Egito. No entanto, Deus usou essa situação de “mal” para salvar o povo de Israel da fome. Assim acontece em nossas vidas, nós enfrentamos dificuldades e situações desafiadoras, mas Deus é capaz de transformar todas as adversidades em bênçãos.

Isso nos lembra de um conceito profundo em Romanos 8:28, onde o apóstolo Paulo diz, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”. Isso não significa que tudo que acontece é bom, mas sim que Deus é capaz de operar através de todas as situações para nosso benefício.

Perguntas Sobre o Tema

Deus é o autor do mal?

Não, Deus é amoroso e justo. O mal é resultado da ação livre de seres humanos ou forças espirituais.

O que significa a soberania de Deus?

A soberania de Deus significa que Ele tem todo o poder e autoridade sobre todas as coisas. Deus está no controle de todas as circunstâncias.

Conclusão

Ao final, percebemos que o nosso Deus é um Deus de transformações. A lição que tiramos de Gênesis 50:20, é que mesmo em meio às adversidades, podemos confiar na sua soberania e misericórdia. Deus é capaz de transformar todas as situações adversas para o nosso bem. Portanto, não tenhamos medo dos desafios do amanhã, pois temos um Deus que é maior do que qualquer adversidade. Amém!

Deixe um comentário