Números 21:8 – A serpente de bronze como meio de cura

Como pastor com mais de 50 anos de experiência, tenho tido o privilégio de estudar e discernir incontáveis passagens da Bíblia, ganhando ao longo do caminho uma profunda compreensão dos diversos temas contidos nela. Hoje, gostaria de partilhar convosco as minhas reflexões sobre uma passagem em particular do livro de Números – a história da serpente de bronze – e como ela é um meio de cura.

A serpente de bronze como meio de cura

Números 21:8 ‘Então o SENHOR disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a num poste; quem for mordido e olhar para ela viverá.”’

A serpente de bronze é um episódio intrigante encontrado no livro de Números 21. Neste versículo, Deus instruiu Moisés a fazer uma serpente de bronze em resposta à infestação de serpentes venenosas que afligiam o povo de Israel. Aqueles que foram mordidos e olharam para a serpente de bronze foram curados do veneno e puderam viver.

O relato da serpente de bronze carrega consigo profundas implicações teológicas e apresenta uma poderosa antecipação do ministério salvífico de Jesus Cristo. No evangelho de João 3:14-15, Jesus mesmo faz uma ligação direta entre a serpente de bronze e a sua própria crucificação, o meio último de Deus para a cura da humanidade.

Interligação com a Obra Salvífica de Cristo

João 3:14-15 ‘Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que creia nele tenha a vida eterna.

Assim como a serpente de bronze era levantada para que o povo ferido olhasse e fosse salvo da morte, assim também Cristo foi levantado na cruz para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). A serpente de bronze, portanto, não era apenas um ato de cura física para os israelitas no deserto, mas um símbolo profético da obra redentora de Jesus Cristo.

Perguntas Sobre o Tema

O que a serpente de bronze representava?

A serpente de bronze representava um meio de cura para os israelitas que foram mordidos por serpentes no deserto. São curados ao olhar para a serpente de bronze, assim como olhamos para Cristo para a cura espiritual.

O que significa a referência à serpente de bronze em João 3:14-15?

Em João 3:14-15, Jesus se compara à serpente de bronze que Moisés levantou no deserto. Assim como os israelitas olharam para a serpente de bronze e foram curados, aqueles que olham para Jesus em fé receberão a cura eterna do pecado.

Como a cruz de Cristo e a serpente de bronze se correlacionam?

A serpente de bronze no poste e Jesus Cristo na cruz são paralelos diretos. Ambos foram erguidos, e olhar para eles com fé traz vida – física para os israelitas no deserto, espiritual e eterna para nós através de Jesus.

Conclusão

As Escrituras estão repletas de vislumbres do caráter de Deus e de seu plano de redenção. A história da serpente de bronze é um belo exemplo de como Deus provê cura e salvação para seu povo. Assim como aquela serpente foi levantada como um meio de salvação para os israelitas no deserto, também Jesus Cristo foi elevado na cruz, oferecendo cura e vida eterna a todos que Nele creem. Que isto nos inspire a olhar sempre para Jesus, nossa serpente de bronze, para a cura e salvação de nossa alma.

Deixe um comentário