Números 8:10 – Consagração dos levitas

Começo partilhando o versículo em pauta com vocês:

Números 8:10: “Quando apresentares os levitas diante do SENHOR, os filhos de Israel porão as mãos sobre os levitas”.

Este versículo, encontrado no Livro de Números, capítulo 8, trata da consagração dos levitas, caracterizando um momento crucial no tabernáculo de reunião. A tribo de Levi foi escolhida entre todas as outras para servir a Deus de maneira especial.

Entendendo a Consagração dos levitas

O termo “consagração” implica separação, santificação. Os levitas foram separados do restante do povo de Israel para um propósito específico – o serviço no tabernáculo. Era então um grande privilégio, mas também uma responsabilidade enorme. Isto é semelhante ao chamado que cada crente recebe hoje para servir a Deus de todo o coração (Rom 12:1).

A consagração dos levitas foi realizada pelas mãos dos filhos de Israel, o que representa a aprovação do povo pela escolha de Deus. A tribo de Levi, então, não estava se colocando acima das outras, mas aceitando a responsabilidade que lhes fora dada por Deus. Este é um princípio importante no serviço cristão – o chamado para servir é sempre uma expressão de obediência e humildade.

Estes ensinamentos nos fazem lembrar do chamado de Mateus 28:18-20, onde Jesus comissiona seus discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este é o chamado para todo crente hoje, sermos discípulos e fazermos discípulos, sempre lembrando da humildade de serviço, assim como a consagração dos levitas nos ensina.

Perguntas Sobre o Tema

Por que os levitas foram consagrados?

Os levitas foram separados do restante do povo de Israel para servir a Deus no tabernáculo de maneira especial. Eles desempenhariam todas as funções necessárias para o funcionamento do tabernáculo e do serviço a Deus.

Qual é o significado da consagração para os cristãos hoje?

A consagração representa a entrega total e a separação para Deus. Como cristãos, somos chamados a nos consagrar totalmente a Deus, vivendo uma vida que O glorifica e servindo a Ele de todo coração.

Conclusão

Os levitas foram consagrados para servir a Deus de forma especial, mas esta consagração trouxe com ela grandes responsabilidades. Hoje, como servos de Cristo, estamos todos chamados a uma forma de consagração, em que devemos viver vidas que são separadas para Deus, e que glorifiquem e sirvam a Ele em todas as coisas (1 Pedro 4:10). Como os levitas, temos um privilegio e uma responsabilidade, de ser luz do mundo e sal da terra (Mateus 5:14) para a glória do nome do Senhor.

Deixe um comentário