Provérbios 28:13 – Confissão e misericórdia

Provérbios 28:13 – Confissão e misericórdia

Durante meu meio século de estudo e ministério, a Bíblia continuou a me surpreender e a me ensinar, e embora pareça que sua vastidão pode ser esmagadora, os princípios fundamentais são bem simples, e um desses diz respeito à confissão e misericórdia, que encontramos em Provérbios 28:13.

Provérbios 28:13: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”

Confesso a vocês, a combinação dessas duas qualidades, a confissão e a misericórdia, formam uma das lições mais valiosas que já aprendi. Deixe-me compartilhar minha percepção sobre esse versículo com você.

Reflexões sobre Confissão

A bem da verdade, na Bíblia, a confissão é mais do que simplesmente admitir nossos erros. O termo original hebraico para confissão, “yadah”, tem um significado muito mais amplo e rico. A palavra “yadah”, além de confessar, pode significar “louvar” ou “agradecer” conforme vemos em Salmos 9:1. Portanto, confessar é também agradecer a Deus por Sua misericórdia e louvá-lo, não apenas por nossas transgressões forjadas, mas por quem Ele é.

Reflexões sobre a Misericórdia

A misericórdia de Deus é essencial na compreensão deste versículo. Se a confissão é a ação humana, a misericórdia é a resposta divina. A misericórdia é infinitamente maior que nosso pecado, está sempre pronta para nos perdoar. Isto é evidente em muitos lugares na Bíblia, tais como em Efésios 2:4, onde Paulo expressa a grande misericórdia de Deus para nós, e em Lamentações 3:22-23, onde se diz que a misericórdia de Deus é nova cada manhã.

Perguntas sobre o tema

O que significa a confissão na Bíblia?

Na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, a confissão é mais do que simplesmente admitir erros; é uma expressão de louvor, agradecimento, e humilhação diante de Deus.

Como a misericórdia de Deus é expressa na Bíblia?

A misericórdia de Deus é descrita em toda a Bíblia como um amor leal, compassivo e inesgotável para com seus filhos, apesar de nossos pecados e falhas.

Conclusão

A mensagem de Provérbios 28:13 nos lembra que a confissão é muito mais do que uma simples admissão de pecado, é um louvor ao nosso criador e salvador. A misericórdia de Deus, ao mesmo tempo, é uma manifestação de Seu amor incondicional, que nos é estendido a cada dia. Que a compreensão dessa verdade, nos leve a uma vida de confissão constante, e à gratidão pela misericórdia de Deus que é nova a cada manhã.

Deixe um comentário