Rute 4:17 – O nascimento de Obede, o avô de Davi

O nascimento de Obede, o avô de Davi

Rute 4:17: E as vizinhas deram-lhe um nome, dizendo: Nasceu um filho a Noemi; e deram-lhe o nome de Obede. Este é pai de Jessé, pai de Davi.

Nesse versículo bíblico, somos apresentados ao nascimento de Obede, filho de Boaz e Rute, que viria a ser avô do rei Davi. Este é um momento importante na história bíblica, pois estabelece o caminho para a linha da realeza que incluiria personagens bíblicos por excelência, como Davi e, depois, Jesus Cristo, como é narrado no Livro de Mateus 1.

O Contexto do Nascimento de Obede

Rute, uma mulher moabita, havia casado com um dos filhos de Noemi e Elimeleque, que haviam se mudado para Moabe devido a uma fome em sua terra natal, Belém. No entanto, Rute 1 nos conta que Rute perdeu o seu marido, bem como o cunhado e o sogro. Decidindo manter sua fidelidade à sua sogra Noemi, Rute decidiu deixar sua terra natal e seguir Noemi quando ela retornou a Belém.

A Importância de Obede

Obede é um nome tradicional hebreu que significa “servo de Deus”. O nascimento de Obede simbolizava uma nova esperança e um novo começo para a família de Noemi e para o povo de Israel. Obede também desempenha um papel crucial na linha de descendência do rei Davi e, subsequentemente, do Messias, como é registrado no Livro de Lucas 2.

Perguntas Sobre o Tema

Quem era o pai de Obede?

O pai de Obede era Boaz, o rico e generoso proprietário de terras que se casou com Rute depois que ela se mudou para Belém com Noemi.

O que representa o nascimento de Obede na Bíblia?

O nascimento de Obede representava salvação e redenção para a família de Noemi. Ele também fez parte da linhagem da qual o rei Davi – e eventualmente Jesus – nasceu.

Conclusão

A história do nascimento de Obede é uma bela demonstração de como Deus trabalha em nossas vidas de maneiras maravilhosas e inesperadas. Mesmo em tempos de tristeza e desespero, a lealdade de Rute e a bondade de Boaz permitiram que Obede nascesse, inaugurando a linha da qual o grande rei Davi e, finalmente, Jesus Cristo, o Salvador do mundo, vieram. É um lembrete claro de que nossa fé e paciência em Deus sempre trarão bênçãos abundantes.

Deixe um comentário