1 Crônicas 17

1 Crônicas 17 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ora, aconteceu que, morando Davi já em sua casa, disse Davi ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedros, porém a arca do concerto do Senhor está debaixo de cortinas.

2 Natã disse a Davi: Faze tudo quanto está no teu coração, porque Deus é contigo.

3 Na mesma noite, porém, veio a palavra de Deus a Natã, dizendo:

4 Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para habitar;

5 porque em nenhuma casa habitei desde o dia em que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda e de tabernáculo em tabernáculo.

6 Por todas as partes em que tenho andado com todo o Israel, falei alguma palavra com algum juiz de Israel, a quem mandei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedros?

7 Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel.

8 E fui contigo por onde quer que foste, e destruí a todos os teus inimigos diante de ti; e fiz o teu nome como o nome dos grandes que estão na terra.

9 Também fixarei um lugar para o meu povo, Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,

10 e desde os dias em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; porém abati a todos os teus inimigos. Também te faço saber que o Senhor te edificará uma casa.

11 Quando teus dias forem completos, para ires para junto de teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino.

12 Este me edificará casa e eu confirmarei o seu trono para sempre.

13 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti;

14 mas o confirmarei na minha casa e no meu reino, para sempre; e o seu trono será estabelecido para sempre.

15 Conforme todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim o falou Natã a Davi.

O capítulo 17 de 1 Crônicas relata um diálogo entre o rei Davi e o profeta Natã. Davi desejava construir um templo para a arca do concerto do Senhor, mas Deus revela a Natã que não seria Davi a pessoa escolhida para realizar essa tarefa. Deus relembra a Davi a sua trajetória, desde quando foi tirado do curral para se tornar o líder de Israel, e promete que um descendente de Davi será responsável por construir uma casa para o Senhor e terá o seu reino estabelecido para sempre.

Esse capítulo demonstra a humildade de Davi ao querer honrar a presença do Senhor e também revela a soberania e os planos que Deus tem para a linhagem de Davi.

Perguntas frequentes Sobre 1 Crônicas 17:

1. Qual era o desejo de Davi mencionado neste capítulo?

Davi desejava construir um templo para a arca do concerto do Senhor.

2. Por que Deus não permitiu que Davi construísse o templo?

Deus afirmou que não permitiria a construção do templo por Davi, pois em nenhum momento havia pedido por um templo e porque Deus havia sido o responsável por cuidar de Israel em todas as situações anteriores, mesmo sem um templo.

3. Qual seria o papel de um descendente de Davi neste capítulo?

Deus prometeu a Davi que um descendente seu seria responsável por construir uma casa para o Senhor e teria o seu reino estabelecido para sempre.

4. Como podemos interpretar a promessa de Deus a Davi?

A promessa de Deus a Davi se refere ao nascimento de Jesus Cristo, que é considerado o herdeiro do trono de Davi e o cumprimento dessa promessa.

Conclusão

O capítulo 17 de 1 Crônicas revela a humildade de Davi ao desejar construir um templo para a arca do concerto do Senhor, assim como a soberania de Deus ao revelar que seria um descendente de Davi o responsável por essa tarefa. A promessa de Deus a Davi se cumpre em Jesus Cristo, que é considerado o Messias, descendente de Davi e o estabelecimento de seu reino para sempre. É um capítulo que nos lembra da importância de confiar nos planos de Deus e buscar a Sua vontade em todas as coisas.

Deixe um comentário