Colossenses 4

“Colossenses 4” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Vós, senhores, fazei o que é justo e reto para com os vossos servos, sabendo que também vós tendes um Senhor nos céus.

2 Perseverai na oração, velando nela com ação de graças;

3 orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou preso;

4 para que o manifeste, como me convém falar.

5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.

6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um;

7 Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos informará tudo a meu respeito.

8 Eu o envio a vós expressamente para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações;

9 juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.

10 Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé (sobre o qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o),

11 e Jesus, chamado Justo; estes são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores no reino de Deus; e isso me tem sido consolação.

12 Épafras, que é dos vossos, servo de Cristo, vos saúda, sempre combatendo por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.

13 Pois dele dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.

14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, bem como Demas.

15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.

16 E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.

17 E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.

18 A saudação de minha própria mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas cadeias. A graça seja convosco. Amém!

O capítulo 4 de Colossenses traz uma série de instruções e saudações do apóstolo Paulo. No início do capítulo, Paulo exorta os senhores a tratarem seus servos com justiça, lembrando que eles também têm um Senhor nos céus (versículo 1). Logo em seguida, o apóstolo incentiva a perseverança na oração, com ação de graças, e pede orações por si mesmo e por sua missão de pregar o mistério de Cristo (versículos 2-4).

Paulo também instrui os colossenses a viverem com sabedoria diante dos não crentes, aproveitando ao máximo o tempo e respondendo a cada um de forma agradável (versículos 5-6). Em seguida, ele menciona Tíquico, seu fiel colaborador, que trará notícias e consolos aos colossenses, juntamente com Onésimo, amado irmão em Cristo (versículos 7-9).

O apóstolo saúda diversos outros indivíduos, como Aristarco, Marcos e Jesus Justo, destacando o apoio e a consolação que têm recebido através dessas pessoas (versículos 10-11). Paulo menciona também Épafras, servo de Cristo, que continua intercedendo em oração pelos colossenses e pela missão deles (versículos 12-13).

Perguntas frequentes sobre Colossenses 4 – ACF

1. Qual é o tema central do capítulo 4 de Colossenses?

O tema central do capítulo 4 de Colossenses é a importância de viver uma vida fiel e sábia, tanto no relacionamento com Deus quanto no testemunho diante dos não crentes.

2. Quais são as instruções de Paulo aos senhores em relação aos servos?

Paulo instrui os senhores a tratarem seus servos com justiça e retidão, lembrando que também eles têm um Senhor nos céus.

3. Por que Paulo pede orações em seu favor?

Paulo pede orações para que Deus abra portas para a proclamação do mistério de Cristo e para que ele possa falar de forma adequada sobre esse mistério, mesmo estando preso.

4. Quem são os colaboradores mencionados por Paulo?

Paulo menciona Tíquico, Onésimo, Aristarco, Marcos e Jesus Justo como colaboradores e fontes de apoio e consolação para ele.

5. Quem está constantemente intercedendo em oração pelos colossenses?

Épafras, servo de Cristo, está constantemente intercedendo em oração pelos colossenses, buscando que eles permaneçam firmes, perfeitos e alinhados à vontade de Deus.

Conclusão

O capítulo 4 de Colossenses traz instruções valiosas para a vida cristã, abordando questões como relacionamentos sociais, perseverança na oração e suporte entre os crentes. Paulo encoraja os senhores a agirem com justiça para com seus servos, destaca a importância da sabedoria no trato com os não crentes e traz saudações e mensagens de consolo através de seus colaboradores. É um capítulo que nos desafia a viver de acordo com os princípios do Reino de Deus, a buscar a comunhão e a oração contínua e a valorizar aqueles que estão conosco na caminhada da fé.

Deixe um comentário