Gênesis 21

Gênesis 21 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha prometido.

2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito.

3 E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque.

4 E circuncidou Abraão a seu filho Isaque, quando tinha oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.

5 E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho.

6 E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.

7 Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.

8 E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.

9 E viu Sara que o filho de Hagar, a egípcia, o qual esta dera a Abraão, zombava.

10 Pelo que disse a Abraão: Ponha fora esta serva e seu filho; porque o filho desta serva não herdará com meu filho, com Isaque.

11 E pareceu esta palavra muito dura aos olhos de Abraão por causa de seu filho.

12 Porém Deus lhe disse: Não te pareça mal aos teus olhos por causa do moço e por causa da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.

13 Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua semente.

14 Então Abraão se levantou pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água, e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.

15 E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.

16 E foi sentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.

17 E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde o céu, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.

18 Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.

19 E abriu-lhe Deus os olhos, e viu uma fonte de água; e foi e encheu o odre de água, e deu de beber ao menino.

20 E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.

21 E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.

O capítulo 21 de Gênesis relata o cumprimento da promessa de Deus de dar um filho a Abraão e Sara na sua velhice. Deus visita Sara e ela concebeu e deu a Abraão o filho Isaque. Abraão então circuncidou Isaque no oitavo dia como lhe foi ordenado por Deus. Sara reconhece a ação de Deus em sua vida e se alegra com o nascimento do filho, e Abraão realiza um grande banquete para celebrar o desmame de Isaque.

No entanto, surgem conflitos quando Sara percebe que Ismael, filho de Hagar, a serva egípcia de Sara, zombava de Isaque. Sara pede a Abraão que expulse Hagar e seu filho, e Abraão fica angustiado com a situação. Mas Deus conforta Abraão e o orienta a ouvir Sara, pois é em Isaque que a sua descendência será chamada. Deus promete também fazer de Ismael uma grande nação.

Abraão segue a ordem de Deus e manda embora Hagar e Ismael, que ficam vagando no deserto. Quando a água do odre acaba, Hagar coloca Ismael debaixo de uma árvore e se afasta, para não ver seu filho morrer. Mas Deus ouve a voz de Ismael e envia um anjo para confortar Hagar, fornecer água para Ismael e prometer que ele se tornaria uma grande nação.

Ismael cresce no deserto de Parã e se torna um habilidoso flecheiro. Sua mãe arranja uma esposa para ele da terra do Egito. Assim, o capítulo 21 de Gênesis mostra a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e a importância de confiar na sua orientação.

Perguntas frequentes sobre Gênesis 21

1. Por que Sara se alegra com o nascimento de Isaque?

Sara se alegra com o nascimento de Isaque porque ela era estéril e avançada em idade, tornando impossível que ela pudesse ter um filho de forma natural. O nascimento de Isaque foi um milagre realizado por Deus e Sara reconheceu isso como uma ação sobrenatural em sua vida.

2. Por que Abraão ficou angustiado com a ideia de expulsar Hagar e Ismael?

Abraão ficou angustiado com a ideia de expulsar Hagar e Ismael porque Ismael era seu filho e ele tinha um sentimento paterno por ele. Além disso, Abraão amava Hagar e não queria vê-los sofrer no deserto. No entanto, Deus confortou Abraão, orientando-o a confiar em Sua palavra e prometendo que faria de Ismael uma grande nação.

3. Por que Ismael e Hagar foram expulsos?

Ismael e Hagar foram expulsos porque Hagar zombou de Isaque, o filho de Sara, durante a celebração do desmame de Isaque. Sara não aceitou essa atitude e pediu a Abraão que expulsasse Hagar e Ismael, para que não houvesse conflitos entre os dois filhos de Abraão.

4. O que aprendemos com a história de Hagar e Ismael?

A história de Hagar e Ismael nos ensina sobre a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e em cuidar dos necessitados. Mesmo após serem expulsos e vagarem no deserto, Deus ouviu a voz de Ismael e enviou um anjo para confortá-los e prover o que precisavam. Essa história também nos mostra a importância de obedecer à orientação de Deus e confiar em Sua providência.

Conclusão

O capítulo 21 de Gênesis mostra o cumprimento da promessa de Deus a Abraão e Sara através do nascimento de Isaque. Também nos ensina sobre a importância de confiar em Deus, mesmo diante de situações difíceis, e de aceitar Sua vontade em nossas vidas. As histórias de Hagar e Ismael nos lembram que Deus é fiel em cuidar daqueles que estão em necessidade e que Ele tem um plano para cada um de nós, mesmo que não compreendamos totalmente no momento. Que possamos aprender com essas lições e confiar no Senhor em todas as circunstâncias da vida.

Deixe um comentário