Gênesis 26

Gênesis 26 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Houve fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.

2 Apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;

3 peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;

4 e multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra,

5 porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.

6 Habitou Isaque em Gerar.

7 Perguntando-lhe os homens do lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que porventura os homens do lugar me não matem por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.

8 Havendo Isaque estado ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando por uma janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher.

9 Então, chamou Abimeleque a Isaque e disse: Eis que ela é realmente tua mulher; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia que não morresse por causa dela.

10 Perguntou Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente algum do povo poderia ter dormido com tua mulher, e terias trazido sobre nós culpa.

11 Mandou, pois, Abimeleque a todo o povo e falou-lhes, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou na sua mulher certamente será morto.

12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cem medidas, porque o Senhor o abençoava.

13 Engrandeceu-se o homem, prosperou, e foi ficando cada vez mais poderoso, até que se tornou mui poderoso.

14 Porém os filisteus lhe invejavam e lançaram-lhe terra, entulhando todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado, nos dias de seu pai Abraão.

15 Disse Abimeleque a Isaque: Vai-te desta terra, porque já és mui poderoso para nós.

16 Então, Isaque se foi dali, e fez o seu acampamento no vale de Gerar, onde habitou.

17 Tendo Isaque cavado outra vez os poços de água, que cavaram nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, chamou-os pelos nomes que seu pai lhes chamara.

18 Cavando também Isaque outros poços, não os entulharam; pelo que ele os chamou pelos nomes de Reobote e Sitna. E apartou-se dali e cavou outro poço, e não o entulharam; pelo que chamou-o pelo nome de Reobote; e disse: Porque agora o Senhor nos alargou, e crescemos nesta terra.

19 Saiu dali Isaque e cavou outro poço, e não o entulharam; pelo que chamou-o pelo nome de Sebá. E disse: Agora o Senhor nos dará prosperidade, e faremos, crescer nesta terra.

20 Então, subiu dali para Berseba.

21 Apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão.

22 Então, edificou Isaque ali um altar e invocou o nome do Senhor e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.

23 Vindo Abimeleque a ele de Gerar, com Auzate, seu amigo, e Ficol, príncipe do seu exército, disse-lhes Isaque: Por que vens ter comigo, pois tu me odeias e a mim te despediste?

24 E eles disseram: Havendo visto, com efeito, que o Senhor era contigo, dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo

25 que não nos faças mal, assim como nós não te tocamos e como te fizemos somente bem e te deixamos ir em paz; tu, agora, és o abençoado do Senhor.

26 Então, lhes fez Isaque um banquete, e comeram e beberam.

27 Levantaram-se de madrugada e juraram um ao outro; depois, despediu-os Isaque, e eles se foram em paz.

28 Ora, naquele mesmo dia vieram os servos de Isaque e anunciaram-lhe acerca do poço que tinham cavado, e disseram-lhe: Encontramos água.

29 Chamou-o Sila; por isso se chama o nome da cidade Berseba, até ao dia de hoje.

30 Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu,

31 as quais foram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.

O capítulo 26 do livro de Gênesis retrata a vida de Isaque e sua peregrinação em Gerar. O capítulo é marcado pelo cuidado e proteção de Deus sobre Isaque, mostrando como Ele se fez presente e o abençoou abundantemente. Durante esse período, Isaque enfrentou desafios, como a fome e a perseguição dos filisteus. No entanto, Deus o abençoou grandemente, multiplicando sua descendência e prosperando-o em tudo o que fazia.

As perguntas frequentes sobre Gênesis 26 são:

1. Por que Isaque mentiu sobre Rebeca ser sua irmã?

Isaque mentiu sobre Rebeca ser sua irmã por medo de ser morto pelos homens do lugar que cobiçavam sua esposa, já que ela era formosa à vista.

2. Por que Isaque cavou vários poços?

Isaque cavou vários poços para suprir a necessidade de água para si e para o seu rebanho. Além disso, isso também serviu como forma de marcar território e garantir sua presença naquela região.

3. Como Deus abençoou Isaque em Gerar?

Deus abençoou Isaque em Gerar de diversas formas, multiplicando sua descendência, abençoando sua colheita e tornando-o poderoso aos olhos dos outros. Mesmo diante das adversidades, Deus estava com Isaque e o guiava em tudo o que fazia.

4. Qual o significado do nome Berseba?

O nome Berseba significa “poço do juramento” ou “poço do sete” e foi dado a essa cidade por Isaque após um acordo de paz e juramento feito com Abimeleque, rei dos filisteus.

Conclusão

O capítulo 26 de Gênesis nos ensina sobre a fidelidade e o cuidado de Deus para com aqueles que O obedecem. Apesar das dificuldades enfrentadas por Isaque, ele permaneceu fiel à promessa de Deus e foi abençoado abundantemente. Através desse capítulo, somos lembrados da importância de confiar em Deus e obedecer às Suas instruções, sabendo que Ele está sempre conosco e zela por nós em todas as circunstâncias.

Deixe um comentário