Josué 14

Josué 14 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Estes são os territórios que os filhos de Israel receberam por herança na terra de Canaã, os quais Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel lhes lançaram por sorte em Siló, perante o Senhor, à porta da tenda da congregação; e assim acabaram de repartir a terra.

2 E nove tribos e meia receberam a sua herança, do outro lado do Jordão, com respeito a Jericó, do lado oriental

3 E a estes deram herança os filhos de Rúben, os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, a saber, a sua descendência; e esta é a palavra que deu Moisés, do outro lado do Jordão, do lado oriental.

4 Mas aos descendentes de Levi não deu herança; a oferta do Senhor Deus de Israel é a sua herança, como já lhes disse.

5 E os filhos de Israel fizeram assim como o Senhor ordenara a Moisés; e repartiram a terra.

6 Então, os filhos de Judá chegaram-se a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.

7 Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me mandou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.

8 Porém, meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir ao Senhor, meu Deus.

9 Naquele dia, Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será para a tua e para a tua descendência em herança perpetuamente, porquanto perseveraste em seguir ao Senhor, meu Deus.

10 Agora, pois, eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora, eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;

11 ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é a minha força agora, tanto para a guerra como para sair e para entrar.

12 Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; pois naquele dia tu ouviste que lá estavam os anaquins, bem como cidades grandes e fortes; porventura o Senhor será comigo, e os expulsarei, como o Senhor disse.

13 E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.

14 Por isso, Hebrom ficou sendo a herança de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, até ao dia de hoje; porquanto perseverou em seguir ao Senhor, Deus de Israel.

15 E antes, o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.

O capítulo 14 de Josué nos mostra a continuação da distribuição da terra prometida aos filhos de Israel. Neste capítulo, vemos Josué e Eleazar, o sacerdote, lançando a sorte e repartindo a terra entre as tribos de Israel. Também temos destaque para Calebe, filho de Jefoné, que aos 85 anos de idade, pediu a Josué a herança que o Senhor havia prometido a ele por perseverar em seguir a Deus.

Perguntas frequentes sobre Josué 14:

1. Quem recebeu a herança de Josué 14?

Os filhos de Israel receberam a herança na terra de Canaã, que foi repartida por Josué e Eleazar, o sacerdote.

2. Por que Calebe é mencionado em destaque neste capítulo?

Calebe é mencionado em destaque neste capítulo porque, aos 85 anos de idade, ele pede a Josué a herança que o Senhor havia prometido a ele por perseverar em seguir a Deus.

3. Quem eram os anaquins mencionados no versículo 12?

Os anaquins eram um povo que habitava a região de Hebrom e outras cidades, sendo conhecidos por sua grande estatura e força. Josué promete a Calebe que irá expulsá-los da terra, conforme o Senhor havia dito.

4. O que significa o nome Hebrom?

Antes conhecida como Quiriate-Arba, a cidade de Hebrom foi mencionada neste capítulo como a herança de Calebe. O nome Hebrom significa “associação” ou “comunhão”.

Conclusão

O capítulo 14 de Josué nos ensina sobre a fidelidade e perseverança em seguir a Deus, exemplificadas pela história de Calebe. Mesmo aos 85 anos de idade, Calebe não desistiu de buscar aquilo que Deus havia prometido para sua vida. Ele nos inspira a confiar nas promessas do Senhor e a nunca duvidar de Seu poder. Que possamos seguir o exemplo de Calebe e perseverar em nossa jornada espiritual, confiando sempre no Senhor.

Deixe um comentário