Juízes 18

Juízes 18 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Naqueles dias não havia rei em Israel; também, naqueles dias, a tribo dos danitas buscava herança para habitar; porquanto, até àquele dia, entre as tribos de Israel, não lhe havia caído em herança coisa alguma.

2 E os filhos de Dã mandaram da sua família cinco homens dentre todos os seus homens valorosos, da cidade de Zorá e de Estaol, para espiar a terra e para a reconhecerem; e disseram-lhes: Ide, reconhecei a terra. E eles entraram na montanha de Efraim, até à casa de Mica, e ali passaram a noite.

3 Estando eles perto da casa de Mica, conheceram a voz do mancebo, do levita, pelo qual foram ali; e disseram-lhe: Quem te trouxe aqui? E que é que fazes neste lugar? E que tens tu aqui?

4 E ele lhes disse: Assim e assim me fez Mica, e por isso me alugou, para que eu lhe seja por sacerdote.

5 Então, disseram-lhe: Pergunta a Deus, para que saibamos se prosperará o caminho em que andamos.

6 E o sacerdote lhes disse: Ide em paz; o caminho em que andais está perante o Senhor.

7 Então, partiram aqueles cinco homens e vieram a Laís; e viram que o povo que nela havia estava seguro, ocioso e confiado, conforme ao costume dos sidônios; e que nada havia naquela terra que os magoasse em coisa alguma; também, quanto ao comércio, estavam longe dos sidônios e não tinham negócio com ninguém.

8 Então, voltaram a seus irmãos, a Zorá e Estaol, e seus irmãos lhes disseram: Que dizeis vós?

9 E eles disseram: Levantai-vos e subamos contra eles; porque vimos a terra, e, eis que é muito boa; e vós estais quietos? Não vos detenhais em ir, e não vos preguiçais de ir para vos apoderardes dessa terra.

10 Chegando vós ali, a um povo seguro, com uma terra espaçosa, puseram vossas mãos; pois Deus vo-la entregou; um lugar onde não há falta de coisa alguma que há na terra.

11 Então, partiram dali, da família dos danitas, de Zorá e Estaol, seiscentos homens armados com armas de guerra.

12 E subiram e acamparam-se em Quiriate-Jearim, em Judá; pelo que os chamaram de Maané-Dã, até ao dia de hoje; eis que está atrás de Quiriate-Jearim.

13 E dali passaram à montanha de Efraim e chegaram à casa de Mica.

14 Então, os cinco homens que foram espiar a terra de Lais lhes disseram a seus irmãos: Não sabeis que em cada uma das casas há uma éfode, e terafins, e uma imagem de escultura, e uma imagem de fundição? Vede, pois, o que haveis de fazer.

15 E viraram para lá e entraram na casa do mancebo, o levita, da casa de Mica, e perguntaram-lhe como ele estava.

16 E os seiscentos homens armados com as suas armas de guerra, que tinham sido dos filhos de Dã, puseram-se à entrada da porta.

17 E aqueles cinco homens que foram espiar a terra subiram, e entraram ali, e tomaram a imagem de escultura, e a éfode, e os terafins, e a imagem de fundição; porém o sacerdote estava à entrada da porta, com os seiscentos homens armados com as armas de guerra.

18 E aqueles que entraram na casa de Mica e tomaram a imagem de escultura, a éfode, e os terafins, e a imagem de fundição, disseram ao sacerdote: Que fazes tu?

19 E ele disse-lhes: Calai-vos, e, ponde a mão sobre a boca, e vem com-nosco e sê-nos por pai e por sacerdote; far-te-á bom ser sacerdote de uma casa só, ou de uma tribo ou de um homem em Israel?

20 Então, o coração do sacerdote se alegrou, e tomou a éfode, e os terafins, e a imagem do escultura, e entrou no meio do povo.

21 Voltaram, pois, e partiram-se dali, pondo as crianças, e o gado, e as suas posses diante de si.

22 Estavam já longe da casa de Mica, quando os homens que estavam nas casas que iam juntando contra os filhos de Dã foram chamados, e os alcançaram.

23 Então, gritaram pelos filhos de Dã, os que estavam nas casas, os quais se voltaram e disseram a Mica: Que tens, que assim convocaste esta gente?

24 E ele disse: Aos meus deuses, que fiz, me levaram os danitas e também levaram ao sacerdote, e se foram; e que mais tenho eu? E como, pois, me dizeis: Que tens?

25 Porém disseram os filhos de Dã: Não nos faças ouvir a tua voz, para que possam cair sobre vós homens enfurecidos, e tu percas a tua vida e a vida de tua família.

26 Assim, seguiram o seu caminho os filhos de Dã; e, vendo Mica que eram mais fortes do que ele, voltou-se e voltou para sua casa.

27 Eles tomaram o que Mica tinha feito e o sacerdote que tivera, e vieram a Laís, ao povo tranquilo e seguro, e os mataram ao fio da espada, e queimaram a cidade.

28 Ninguém havia que os livrasse, porquanto estavam longe de Sidom, e não tinham negócio com ninguém; estava ela no vale que pertence a Bete-Reobe. Então, edificaram a cidade e nela habitaram.

29 Chamaram a cidade pelo nome de Dã, pelo nome de Dã, seu pai, que nascera a Israel; porém, dantes, o nome da cidade era Laís.

30 Então, os filhos de Dã levantaram para si a imagem de escultura, e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Moisés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas até ao dia do cativeiro da terra.

31 Assim, guardaram diante de si a imagem de escultura que Mica tinha feito, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló.

O capítulo 18 de Juízes relata uma história envolvendo a tribo de Dã, que buscava uma herança para habitar, uma vez que não havia recebido nenhuma porção de terra até aquele momento. Cinco homens da família de Dã são enviados para espiar a terra e encontram a casa de Mica, onde o sacerdote levita está. Após consultarem a Deus, decidem que a terra é boa e incitam toda a tribo a tomar posse dela. Os danitas acabam saqueando a casa de Mica e levando o sacerdote consigo, fundando uma nova cidade e estabelecendo uma nova adoração, trazendo consigo a imagem de escultura.

Perguntas frequentes sobre Juízes 18:

1. Por que a tribo de Dã não tinha herdado nenhuma terra?

A tribo de Dã não tinha herdado nenhuma terra porque até aquele dia, dentre as tribos de Israel, ainda não lhe havia caído herança alguma.

2. O que os espias encontraram na casa de Mica?

Na casa de Mica, os espias encontraram uma éfode, terafins, imagens de escultura e de fundição.

3. Por que os danitas levaram o sacerdote?

Os danitas levaram o sacerdote porque ofereceram a ele a oportunidade de ser sacerdote de uma casa, tribo ou homem em Israel, o que o agradou.

4. Qual foi o destino da cidade de Laís?

A cidade de Laís foi queimada pelos danitas e eles construíram em seu lugar uma nova cidade, chamada Dã.

Conclusão

O capítulo 18 de Juízes traz uma história de exploração e conquista por parte da tribo de Dã. A busca por uma herança levou os danitas a saquearem a casa de Mica e estabelecerem uma nova cidade, com uma nova adoração. Essa narrativa ressalta a importância de se buscar a vontade de Deus e demonstra as consequências de tomar decisões equivocadas e abandonar a adoração verdadeira. A história de Dã serve como um exemplo de quão fácil pode ser desviar-se do caminho correto e comprometer a própria fé.

Deixe um comentário