Juízes 4

Juízes 4 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, depois que morreu Eúde.

2 E vendeu-os o SENHOR na mão de Jabin, rei dos cananeus, que reinava em Hazor; e o general do seu exército era Sísera, o qual habitava em Harosete dos gentios.

3 Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR; porquanto Sísera tinha novecentos carros de ferro, e oprimia com violência os filhos de Israel vinte anos.

4 E Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.

5 E ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

6 E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR Deus de Israel, não te deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali, e dos filhos de Zebulom?

7 E atrairei a ti, para o ribeirão de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão, e o darei na tua mão.

8 E Baraque lhe disse: Se tu vieres comigo, irei, porém, se não vieres comigo, não irei.

9 E ela disse: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreendeste; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora levantou-se, e foi com Baraque para Quedes.

10 Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens em pé; também Débora subiu com ele.

11 E era Héber, queneu, separado dos queneus, descendentes de Hobabe, sogro de Moisés, o qual tinha estendido as suas tendas até o carvalho de Zaananim, junto a Quedes.

12 Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.

13 E a Sísera ajuntou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom.

14 E disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera nas tuas mãos; porventura o SENHOR não saiu adiante de ti? E desceu Baraque do monte Tabor, e dez mil homens após ele.

15 O SENHOR, pois, desbaratou a Sísera, e todos os carros, e todo o exército, a fio de espada, diante de Baraque; e desceu Sísera do carro, e fugiu a pé.

16 E Baraque perseguiu os carros e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, nem um só homem restou.

17 Porém Sísera fugiu a pé até a tenda de Jael, mulher de Héber queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber queneu.

18 E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. E ela entrou na sua tenda, e ele se deitou, e ela o cobriu com uma coberta.

19 E ele lhe disse: Peço-te que me dês de beber um pouco de água, porque tenho sede. E ela abriu um odre do leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.

20 E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda, e será que, se alguém vier, e te perguntar, dizendo: Há aqui alguém? responderás: Não.

21 E Jael, mulher de Héber, tomou um dos paus da tenda, e pôs na mão esquerda, e a outra, uma maça de trabalhador; e chegou-se a ele, e lhe cravou a maça na fonte, de sorte que a maça atravessou até a terra; pois ele estava fastado com sono e cansado; e assim morreu.

22 E eis que Baraque perseguia a Sísera, e Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: Vem, e eu te mostrarei o homem que buscas. E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, e a maça estava na sua fonte.

23 Assim Deus naquele dia subjugou a Jabim, rei dos cananeus, diante dos filhos de Israel.

24 E a mão dos filhos de Israel cada vez mais se agravava contra Jabim, rei dos cananeus, até que o destruíram.

O capítulo 4 de Juízes descreve a opressão que os filhos de Israel sofreram nas mãos de Jabin, rei dos cananeus, e de seu general Sísera. Após 20 anos de sofrimento, os israelitas clamaram ao SENHOR em busca de libertação. Débora, profetisa e juíza de Israel na época, foi chamada por Deus para liderar o povo e convocou Baraque para comandar o exército israelita. Juntos, eles enfrentaram Sísera e obtiveram vitória.

Este capítulo é marcado pela ação de Deus em favor do seu povo, utilizando uma mulher, Débora, para liderar a nação e uma mulher, Jael, para conceder a vitória final sobre Sísera. Demonstra a importância da obediência à palavra de Deus e a confiança em sua soberania.

Perguntas frequentes sobre Juízes 4:

1. Quem era Débora em Juízes 4?

Débora era uma profetisa que foi escolhida por Deus para liderar e julgar Israel na época da opressão dos cananeus.

2. Quem era Sísera?

Sísera era o general do exército de Jabin, rei dos cananeus, que oprimiu os filhos de Israel por 20 anos.

3. Por que Débora chamou Baraque para liderar o exército?

Baraque foi chamado por Débora para liderar o exército porque Deus ordenou que ele reunisse tropas e enfrentasse Sísera, prometendo entregar o inimigo em suas mãos.

4. Como Sísera foi derrotado?

Sísera foi derrotado pelo exército israelita comandado por Baraque, e sua morte foi causada por Jael, uma mulher que o atraiu para sua tenda e o matou com uma estaca na cabeça.

Conclusão

O capítulo 4 de Juízes narra a história da libertação de Israel da opressão dos cananeus através da liderança de Débora e da coragem de Jael. Este relato destaca a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e o seu poder em usar pessoas comuns para alcançar grandes vitórias. É um lembrete de que devemos confiar em Deus em todas as circunstâncias, pois Ele é capaz de nos libertar do jugo do pecado e nos conduzir à vitória.

Deixe um comentário